A palavra Romani para designar “Bruxa” é Shuvihani (cujo masculino é Shuvihano), mas algumas vezes ela é abreviada para Shuvani e, em certas regiões, a sua referência é Shu’ni (Há também uma outra forma que é Chuvihani).
O significado dessa palavra é “Bruxa”, apesar de a sua significação mais antiga ser “uma pessoa sábia”, alguém que possui o conhecimento de todos os aspectos do oculto.
No interior da sociedade cigana, a importante função de abençoar e amaldiçoar, de curar e provocar doenças… a Chuvihani é aquela pessoa que tanto é respeitada pela sua sabedoria como pelo seu entendimento das crenças e práticas mágicas.
Ela também é quem detém todo o saber dos tabus sociais e dos ritos e rituais mágicos, tais como o batismo e o casamento. Não há cigano que a considere, seja la em que momento for, como uma pessoa maléfica ou repugnante.
Para eles, ela é simplesmente aquela que possui um conhecimento singular, além de ter um poder que, de acordo com seus desejos, poderá ser usado para o bem ou para o mal.
Existem muitas superstições no seio da tradição cigana. Assim, augúrios, tabus e profecias, tudo isso faz parte da vida desses nômades. Além disso, eles creem nos espíritos da terra, do ar, da floresta e do campo.
As shuvanis são justamente aquelas que conseguem comunicar-se com tais espíritos, e o fazem com certa regularidade.
Salve todas as Shuvani Ciganas!
Salve o Povo Cigano!
Optchá!
....................................
Referência Lilamenez