O cão : São guardiões para eles, por cuidarem de suas caravanas e tendas de dia e de noite, e e por sua fidelidade e dedicação ao dono.
O Lobo: É seu fiel companheiro na Europa Oriental, possuindo grande resistência física, e senso de honra.
O Galo: Para os ciganos o canto do galo expulsa as trevas, um animal que sempre acorda e canta e acorda na hora certa, simboliza a disciplina no trabalho.
O cavalo : Acompanhante de longas jornadas, mostra o caminho certo e se recusa a continuar quando vê algum perigo nas estradas, ele simboliza força dedicação aos trabalhos pesados.
O Gato: Por possuir extrema força espiritual, limpando as tendas e os acampamentos tirando todas as energias negativas do ambiente, simboliza esperteza, magia, e poder de afastar o mal. Dotados de uma individualidade e auto-estima ímpar, esses animais já foram considerados sagrados por povos antigos, em especial no Egito, justamente por causa dessa ligação que os gatos possuem com a espiritualidade.
A coruja : só enxergam a noite simbolizando para os ciganos prova de vidência, simboliza a magia, a inteligência, segurança.
O animal tem grande importância na vida do cigano. O mocho, por exemplo, que só enxerga à noite, simboliza entre esse povo a prova da vidência extra-sensorial; assim como o morcego é muito admirado por eles, pela capacidade de sobrevivência.
Para os ciganos, o canto do galo expulsa para longe o reino das trevas, e com ele os seus fantasmas; o galo protege a vida.
É com as pés dos galos que eles confeccionam uma terrível arma e um punhal de pontas dobradas para se defenderem.
Por último, uma surpresa: os ciganos abominam os pombos; têm-lhes total desprezo. Os pombos são a própria imagem do crime, do sangue e da loucura.
Obs.: Existe uma magia cigana, na qual os discípulos passam, para fazer uso do poder destes animais.
Salve a sabedoria do Povo Cigano!
Salve todos os animais e seus poderes!
Optchá!
-----------
Fonte Portal da Cigana/Marcelo Alban