DICAS PARA CELEBRAR O SOLSTÍCIO DE INVERNO
DICAS PARA CELEBRAR O SOLSTÍCIO DE INVERNO
Com a chegada do Solstício de Inverno, celebramos o retorno da Luz e clamamos pelo fortalecimento do Sol. Essa é a noite mais longa do ano, e à partir de agora o tempo de duração da luz solar voltará a crescer. Deixamos o período minguante do ano para entrar no tempo crescente, nos preparando para o novo ciclo que começou. Aqui vão algumas dicas para comemorar esse Sabbat. Elas podem ser adicionadas ao seu ritual ou feitas como uma atividade simples de comemoração:
CORRESPONDÊNCIAS DE YULE
- As cores são o branco do inverno, o dourado e o vermelho do Sol, e o verde que representa a vida e a natureza.
- As ervas e incensos são o carvalho, pinho, olíbano, canela, cedro e o louro.
- A árvore tradicional de Yule é o pinheiro, pois mesmo com a morte de toda a vegetação, ela sempre permanecia verde, ou seja, era um símbolo da permanência da força da vida. Levar uma árvore de pinheiro para dentro de casa e decorá-la com símbolos solares na época do Solstício de Inverno representava que a força da vida era trazida para dentro, um ato mágico para que todos pudessem sobreviver ao inverno. Essa é a origem da moderna árvore de natal.
- O Deus é celebrado como a Criança da Promessa, o Sol Renascido, e a Deusa é a Grande Mãe que dá luz ao Sol.
IDEIAS PARA CELEBRAR A NOITE DE YULE
(21 de junho no Hemisfério Sul)
Contemple o nascer do Sol no dia do Solstício, observando a escuridão do céu dar lugar à luz, e abençoe-se nesse momento onde o espírito do Sol se renova. Deixe que o seu Sol interior também renasça nesse dia.
Se não puder assistir o nascer do Sol, faça uma meditação onde você visualiza a noite escura, e contempla o nascimento do Sol Dourado dissipando as trevas da noite e trazendo a luz. Respire profundamente e traga essa luz ao seu corpo, para o seu coração, sua mente e espírito. Deixe que essa luz ilumine os lugares por onde você passa, as áreas da sua vida que precisam da força do Sol, e veja-a caindo sobre as pessoas amadas, levando bênçãos a elas.
Medite com a Criança da Promessa, o Deus Renascido, honrando-o através dos símbolos solares e celebre o poder da vida. Queime incenso em oferenda ao espírito do Sol.
Acenda uma vela branca para honrar o Espírito do Inverno, honre o poder da morte e escute suas lições. Partilhe de sua sabedoria. Medite sobre o poder da Terra e o significado do Calar. Faça uma libação de água na natureza.
Confeccione uma Vela Solar, entalhando numa grande vela dourada ou laranja os símbolos que representem o Sol e a Luz. Acenda na noite do Solstício e medite sobre o significado desse momento. Se tiver um caldeirão, acenda a vela dentro dele, representando o próprio Sol brilhando no ventre escuro da Noite. Você pode apagar essa vela e usá-la ao longo de todos os Sabbats dessa Roda do Ano, até que a deixa queimar por completo no próximo Samhain. A cada Solstício de Inverno, faça uma nova Vela Solar.
Esse é tempo de nutrir uma Visão. Medite e visualize o mundo em que você gostaria de viver, as relações que gostaria de ter, os sentimentos que gostaria de experimentar ao longo dessa Roda. Imagine em sua mente o mundo que você quer ver nascer, e nutra esse Sonho. Você pode escrever ou representar isso de algum modo, e guardar isso ao longo do ano para se lembrar da realidade que quer ajudar a construir. Deixe que ela nasça junto do Sol. Renove as suas esperanças.
Lembre-se que de Samhain a Imbolc estamos vivendo a Maré Astral da Purificação, ou seja, é um momento apropriado para você meditar sobre as coisas das quais precisa se livrar, do que não quer trazer consigo para esse novo ciclo. Observe-se ao longo dessa época e faça uma lista dos hábitos, pensamentos e sentimentos que quer deixar ir. Aumente a sua autopercepção.
Acenda uma pequena fogueira ou faça um fogo dentro do seu caldeirão e queime ervas solares em uma oferenda para o Sol. Medite sobre o significado dessa data e traga a luz e o calor das chamas para a sua aura, vendo-se coberto por suas chamas.
Confeccione um pequeno amuleto, colocando em um saquinho de pano verde símbolos solares e ervas da estação. Amarre com uma fita vermelha e consagre com óleo de canela (ou outra mistura solar). Energize com uma vela ou fogueira para carregar com você a energia do Sol.
Faça um Yule Log para seu altar, decorando uma pequena tora de madeira com fitas douradas, vermelhas e verdes. Coloque ramos verdes de pinheiro ou outra árvore e acenda sobre ele três velas.
Presenteie as pessoas amadas com algo que seja importante para você.