sexta-feira, 4 de agosto de 2023

" HISTÓRIAS DE ARUANDA" O PRESENTE DE OXALÁ PARA XANGÔ

 " HISTÓRIAS DE ARUANDA"
O PRESENTE DE OXALÁ PARA XANGÔ


Pode ser um doodle de texto que diz "ന m SANGO AND OBATALA" BY ANDRE HORA ART COMMISSIONED BY DR FAHAMU PECOU Hemew GRTEE"
" HISTÓRIAS DE ARUANDA"

O PRESENTE DE OXALÁ PARA XANGÔ

Depois da guerra entre xangô e Ogum, o dono do trovão ficou profundamente ressentido e cheio de vingança, apenas um presente recebido de Oxalá trouxe balanço para a sua vida.
Depois que xangô brigou com Ogum, ele voltou para a sua vida despreocupada de mulheres e festas. Ogum foi de novo para a sua forja e para o seu trabalho. Os dois evitavam se encontrar sempre que fosse possível, mas quando se viam ouvia-se um trovão no céu e relâmpagos. Depois de ouvir falar sobre a briga entre os dois irmãos, Oxalá convocou Xangô.
"- a tua briga com o teu irmão me traz muita tristeza. Deves aprender a controlar o teu temperamento." disse Oxalá a Xangô.
" - a culpa é dele," disse xangô, " - ele ofendeu não somente a minha mãe, mas foi atrás de Oyá e tentou atrapalhar minha relação com Oxum."
" - meu filho, ele nunca devia ter ofendido a tua mãe," disse Oxalá, " mas Ogum não é só o culpado. Oya era sua esposa e oxum lhe tentou. Por ofender a sua mãe ele se condenou a trabalhar duro para o resto da vida. Isso é um castigo grave. Você não é totalmente inocente você tirou sua esposa.”
" – ele matou o meu cachorro. Agora se põe a dizer que os cachorros são dele." Xangô disse a Oxalá.
" - entendo o teu ressentimento," disse Oxalá, " mas entende que a energia descontrolada pode ser muito destrutiva. Sua energia é grande, mas você precisa de direção. Por isso que estou te dando este presente."
Oxalá tirou o colar de contas brancas que sempre usava e tirou as contas e deu a Xangô.
" - use esta conta branca, como um símbolo da paz e da sabedoria, com as contas vermelhas do seu colar. Eu dou a ti o poder de controlar a tua energia sabiamente. Sua pontaria será justiça e não vingança. Ninguém nem nada te ultrapassara nunca." Os dois irmãos voltaram a conviver e a se respeitar.
A partir desse momento xangô usou o seu colar de contas vermelhas e brancas e tem sido o orixá da justiça.