“VOCÊ NÃO PODE SE ESCONDER, FINGIR E CALAR A BOCA... O QUE TE FERIU”
“VOCÊ NÃO PODE SE ESCONDER, FINGIR E CALAR A BOCA... O QUE TE FERIU”
A importância de expressar o que sentimos ou pensamos... ainda não é aceita por muitos, mas a verdade é que quando você tem a capacidade de falar, de dizer tudo o que te machuca, ou te incomoda, você se liberta das energias negativas. Quando você tende a ficar calado, ou não expressar o que sente, esperando que tudo seja esquecido e deixe de ter importância, essas energias negativas são absorvidas pelo seu corpo e é aí que as doenças começam a surgir do nada, ou seja, quando a tristeza ou a depressão estão presentes, é quando a raiva o faz dizer ou fazer coisas que só o prejudicam e magoam.
E o problema não para por aí, essa energia negativa também se espalha ao seu redor, ferindo seus entes queridos, alienando-os, prejudicando pessoas, prejudicando relacionamentos, perdendo empregos, causando muita dor.
É curioso ver como algumas pessoas decidem ficar caladas, quero acreditar que por dentro... elas percebem o dano que fazem a si mesmas e aos outros, não pode haver tanta inconsciência nos humanos, eu me recuso a aceitar isso. Algo em você certamente indica que não é a coisa certa a fazer, um palpite, uma dor de estômago, algo em seu corpo lhe diz “fale, é importante”. Mas o medo é mais intenso e forte, então você prefere ficar em silêncio.
Infelizmente, o corpo procurará uma maneira de eliminar essa energia negativa e a única maneira de fazê-lo; será ficando doente; em outras ocasiões, ele se mostrará como depressão, talvez você desenvolva vícios ou manias, talvez você se torne intolerante; há muitas maneiras de o corpo expressar sua necessidade de falar, mas no final o resultado será a doença e a destruição.
Então, todos aqueles que decidem ficar calados, achando que isso é o melhor, na verdade estão morrendo pouco a pouco.
E há muitas maneiras de se expressar, não entendamos mal essa frase: "é melhor ficar calado do que entrar em guerra", porque isso se refere mais a ser emocionalmente assertivo, do que não expressar seus sentimentos. Acho que um dos problemas mais comuns que existe hoje é que as pessoas leem algo e pegam na íntegra, não analisam, apenas pegam a ideia textual e a usam como rota de fuga.
Sim, é verdade que é importante saber quando, onde, como e com quem falar, com controle emocional, também é de suma importância saber encontrar formas de expressar seus sentimentos. Se não for possível para você falar sobre isso, então anote, talvez isso não resolva as coisas ou tenha o resultado que você procura, lembre-se que uma conversa é a dois, faça sua parte e se liberte, tenho certeza de que a calma que você sente toda vez que expressa algo vai te levar a tomar melhores decisões em sua vida.
E bem, para as pessoas que contêm suas emoções, transformando-as em doença, torna-se um escravo da doença, porque toda vez que suas emoções são afetadas por algo que você não expressa, a doença se fortalece e o derrota novamente, criando um círculo vicioso sem fim.
Agora, você pode assumir o controle, faça isso! Expresse tudo o que você precisa dizer, aprenda a se expressar de forma assertiva, invista esforço e tempo em si mesmo, cresça emocionalmente e verá uma melhora tão grande que poderá sentir todos os dias que se expressa e se liberta dessas energias negativas que só te destroem.
Não deixe para amanhã.
Com absoluto e profundo respeito, muito sincero;
Emilio Alejandro Garcia Jimenez
Por @despertarodivino