Escorpião é um signo de Água regido por Plutão, o senhor das profundezas, associado á morte e ao renascimento. Escorpião trata dos mistérios, do que está oculto e obscuro, do que está latente, de tudo o que deve ser curado, regenerado, transformado. Escorpião é investigador que descobre, o cirurgião que abre a barriga para retirar e consertar o que está doente, o bruxo que manipula forças intangíveis e poderosas, o xamã que cura. Os escorpianos devem aprender a olhar para o que deve ser transformado, nossas sombras, os lixos psíquicos, as questões que devem ser trabalhadas. Se não existisse a energia de Escorpião, o ser humano ainda estaria vivendo em cavernas.
A paisagem de Escorpião coincide com o advento do inverno – é misteriosa e impenetrável. Como o coração da selva, que transmite profundidade, uma vida fértil e oculta, que pode parecer ameaçadora para aqueles que veem o mundo de forma simplista.
Por muito tempo Escorpião ganhou fama de maldito, vingativo, traidor, o pior dos signos. Mas, cá entre nós, um signo de fala de morte, tabus e coisas que insistimos em negar, realmente não iria ganhar boa fama. A grande lição de Escorpião é esta: PERDOAR. Soltar, desapegar, deixar ir… trabalhar as emoções que ganham intensidade, com toques passionais.
O antigo regente de Escorpião é Marte – há fogo por debaixo da água! O escorpiano deve lidar com forças transformadoras que o levam a enterrar o que está velho para que o novo possa nascer. Por isso é comum a associação deste signo com a Fênix que renasce de suas próprias cinzas.
O poder de sedução, o magnetismo e o ar de mistério também é outra característica do signo. Possui um senso de estratégia e a intuição muito desenvolvidos, com dons para o ocultismo em geral. Provavelmente experimenta uma vida sentimental fora do vulgar. Como está na maior parte do tempo desconfiando e se defendendo, esta tensão pode esgotar o seu potencial energético.
O Escorpião superior é o tipo “águia”: nada passa indiferente, nada escapa de seu olhar com raio x. Por fora uma aparência de frieza, por dentro, uma verdadeira efervescência. É movido pela paixão, com ele é tudo ou nada. Tocar apenas na superfície, levar em fogo brando, pra ele não serve.
Principais qualidades: Magnetismo, misticismo, amor-paixão, generosidade, poder da fé, liderança, perspicácia, desprendimento, estratégias, negócios associativos.
Principais defeitos: Rancor, vingança, agressividade, manipulação, ciúme, abuso da fé, maquiavelismo, obsessão material, aberrações sexuais, crueldade.
Seu temperamento não é dos mais fáceis. Escorpião vai até o fim, pro bem ou pro mal. Nunca deixa nada pela metade. Tudo isso predispõe o nativo a um temperamento rancoroso e difícil, tanto para si próprio como para aqueles que o rodeiam. Por vezes pode ser intransigente, manipulador, agressivo e até mesmo cruel. É preciso não se deixar dominar por sentimentos sombrios, aprender a purificar o veneno da mente e das emoções. O equilíbrio está no signo oposto, Touro, com suas lições de mansidão, estabilidade, prazer e brandura. Assim pode obter êxito no que deseja construir e reformar.