Capricórnio é um signo de Terra que deve aprender a se esforçar para escalar sua própria montanha. Ambição é uma palavra-chave. O Sol em Capricórnio ajuda os nativos a brilhar através da competência no trabalho, do empenho e do empreendedorismo. Quando o Sol chega em Capricórnio, um ciclo se fecha e outro se inicia, com o solstício de verão no hemisfério sul e o solstício de inverno no hemisfério norte, evidenciando um assunto do signo de Capricórnio e de seu regente, Saturno: o tempo. Sem o controle dos calendários, nos sentiríamos perdidos.
A paisagem de Capricórnio é fértil, mas montanhosa. Retrata não só as recompensas da vida, mas também suas agruras. Nas montanhas, pastos verdejantes e nascentes dividem o espaço com declives perigosos e estéreis. Uma avalanche de pedras ou neve pode destruir o que gerações trabalharam arduamente para construir. As pedras são cheias de histórias e fantasmas do passado. Capricórnio reconhece a fragilidade da fama e do caráter passageiro do sucesso material, tem plena consciência de que somos todos mortais. Por isso, uma sólida contribuição para as gerações futuras é muitas vezes seu objetivo supremo.
O capricorniano quer a realidade exposta e os limites mapeados. Prefere lidar com as emoções de forma mais racional e pragmática. Há tendência para se fechar em si próprio. Não é raro ver nativos deste signo solitários ou isolados do mundo. Predisposto a certa frieza em relação aos que o rodeiam. Pode parecer insensível, mas na verdade é mais introvertido e interioriza as suas emoções. Tem o senso de responsabilidade e de sacrifício quanto o objetivo é conquistar as metas desejadas.
Capricórnio é um signo relacionado ao poder, aos chefes, aos empresários, ao patriarcado e ao conservadorismo. O Sol em Capricórnio concede um gosto pelos estudos sociais e políticos, da história, do sindicalismo e da religião.
Principais qualidades: Honestidade, reconhecimento, responsabilidade, maturidade, bom humor, sentido do tempo e de limites, priorização, elegância, profissionalismo.
Principais defeitos: Frieza, depressão, limitações, avareza, ambição, pessimismo, cobranças, bajulações, frustrações.
O desafio é não se tornar frio, rígido, tirano, duro, soturno (palavra quem vem de Saturno), ranzinza, crítico ou pessimista. É preciso aprender a lidar com as emoções sem represá-las, nem suprimi-las. O equilíbrio está no signo oposto, Câncer, com suas lições de carinho, afeto, cuidado e acolhimento. Ao se identificar emocionalmente com os outros, não abusa do poder.