O sistema de florais Saint Germain possue 87 essências no qual são divididas sobre a autuação dos 12 Raios Divinos. No estudo da teosofia, os raios divinos são manifestações da luz que interagem com nossa natureza divina, por atração magnética. Através do reino vegetal, eles atuam sobre os florais e chegam mais perto de nossa essência, eles facilitam o processo de expansão da consciência.
A contribuição dada pelo cosmo potencializa as flores impregnando-as com as chamas sagradas de forma que proporcionam transformação e elevação vibratória e ampliam nosso propósito de sermos essencialmente mais humanos. É uma terapêutica que amplia no ser humano a compreensão de si mesmo, através da atuação das energias Expressão-Qualidade do Cristo Cósmico, contidas nas essências florais. São energias renovadoras que estimulam, na consciência, o despertar da vivência do poder transformador e da força regeneradora.
Assim, certas flores, as mais elevadas energeticamente, expandem a nossa consciência e penetram em nossos centros de força, ou seja, nos chacras presentes em nossos corpos supra físicos. Num segundo momento atuam na mente, as pessoas começam a observar, criar e desenvolver seu senso de valores, valorizando mais o ideal espiritual e não mais a matéria e o físico.
A atuação dos Raios é ininterrupta sobre o Universo. A centelha divina que carregamos em nossos corações, possui o germe potencial de todos os Raios. No final do atual ciclo, todas as pessoas adquirirão total domínio sobre todos os Raios.
Foi durante um período de meditação, em julho de 1998, que Neide Margonari relata que teve a revelação de quem seria a pessoa que sintonizaria os 12 Raios Divinos que atuam nas essências florais de Saint Germain. Segundo seu relato:
“Eu vi Sueli Cesar Gomes Collazza, que já havia encontrado em uma palestra realizada no interior de São Paulo. Por meio de amigos, consegui fazer contato com ela. Sei que ela foi preparada para sintonizar os 12 Raios Divinos deste sistema floral, junto ao reino dévico e ao reino angélico. Assim para cada essência sintonizada, chegavam informações sobre a atuação dos raios divinos, no nível da alma, permitindo uma nova abordagem terapêutica, com o uso dos florais”
Desta forma, essa abordagem sobre a ciência dos Raios leva nossa humanidade a dar um passo a mais na jornada evolutiva, cada Raio tem uma função/qualidade no mundo espiritual e no mundo físico. Em essência cada Raio corresponde a uma das faculdades psíquicas, de forma correspondente a cada uma das funções químicas no corpo físicos.
Desta forma, segundo indicações detalhadas pela Neide Margonari em seu livro: Florais de Saint Germain – Os Dozes Raios Divinos temos as classificações abaixo composta de:
Raio
Atuação ou Aspectos Expressões-Qualidade da Divindade Suprema
Essências
Virtudes Especiais
As informações apresentadas em Virtudes Especiais do 8º ao 12º Raio foram obtidas do livro Os Dozes Raios e a Expansão da Consciência de Maria Silvia Orlovas.