quinta-feira, 4 de maio de 2017

EU INCORPORO ENTIDADES. O que faço?

Como já sabemos cada pessoa tem um dom mediúnico, seja através de incorporações, e seja através do ato de sentir (intuir, ouvir, ver ou sonhar), mesmo sem incorporá-las.
Para os abians rodantes, que compactuam do dom de incorporar, é necessário entender algumas coisas importantes:
1º Incorporar é um privilégio, um presente divino, pois os Orixás e outras entidades usarão o seu corpo para um bem maior, a fim distribuir o axé.
2º Ser rodante não é ser escravo, tampouco está abaixo de ninguém, pois numa casa de Candomblé, cada papel tem sua profunda importância. O que seria de uma festa de candomblé sem as entidades em terra incorporadas? Num terreiro formado apenas por Ogans e Ekedes haveria axé? Pense nisso!
3º É de extrema importância estar em comunhão com seu Orixá quando se é rodante, pois o seu corpo também é a casa dele. Tenha zelo com sua matéria, seus hábitos diários, promiscuidade e vícios, pois existem mil maneiras de um Orixá lhe advertir sobre essas atitudes erradas.
4º Um rodante pede bênçãos à todos, respeitando os níveis hierárquicos. Não ache que está se humilhando em se abaixar ou fazer o dobale, pois você está pedindo as bênçãos dos Orixás das pessoas, e não prestando reverência para ninguém. E se alguém lhe tratar de forma humilhante pela sua condição, peça a benção e depois comunique o ocorrido (de forma discreta) ao sacerdote da casa (pai de santo/ babalorixá), pois ele resolverá essa situação.
5º Jamais um Ogan ou uma Ekede poderá fazer piadas, imitações, colocar apelidos ou coisas do gênero para com seus irmãos rodantes. Só quem é rodante sabe o que é sentir o mal estar causado por irradiações, dores de cabeça e no corpo quando se está no processo iniciatório na religião, e isso não é motivo de piada. Atitudes como essa é considerada falta de respeito, que por sua vez, gera falta de respeito também. Se em alguma situação isso ocorrer, converse com o sacerdote.
6º Nunca esqueça que o Babalorixá ou a Ialorixá também são rodantes, que foram abians e yawos no passado. E foi exatamente o dom da incorporação que os levou a esse cargo – tenha orgulho de receber o Orixá em sua vida e em sua matéria!
Heide D’Oxum