quarta-feira, 31 de maio de 2017

Abhyanga – A massagem ayurvédica

Abhyanga trata-se da aplicação de grande quantidade de óleo morno sobre a pele seguida por movimentos que podem ser intensos ou suaves em direções específicas do corpo, por isso é conhecida no Brasil como uma massagem altamente relaxante e drenante.
Mas a Abhyanga é mais que uma simples massagem, seu objetivo é terapêutico e apesar dela promover enorme relaxamento, ela está trabalhando o corpo nos quatro níveis: psíquico, energético, fisiológico e estrutural.
A Abhyanga é uma técnica de Snehana (oleação), por isso é utilizado muito mais óleo que em outras massagens convencionais. Para cada biotipo (dosha) predominante existe uma indicação específica do óleo e das medicinas que podem ser inseridas no óleo. As manobras sobre o corpo também variam, em alguns casos é preciso fazer pressão direcionada para o centro do corpo e em outros casos para as extremidades. É variável também a intensidade da pressão que podem ser mais intensas quase como se fosse uma massagem redutora ou mais suaves como a pressão da massagem relaxante. A velocidade dos movimentos pode ser mais rápida ou mais lenta e o tempo de massagem também varia, assim como o horário do dia em que a massagem é aplicada também interfere no resultado final. A decisão sobre a aplicabilidade desses conceitos na Abhyanga é influenciado pelo estado geral do paciente, qual desarmonia está sendo tratada, qual o dosha da pessoa e se estão acontecendo outros procedimentos simultâneos.
Por essas questões e tantas outras, a abhyanga é a massagem mais usada nos tratamentos ayurvédicos, sendo base para todas as outras e realizada quase sempre antes de outras modalidades. Por ser um procedimento terapêutico eficaz em diminuir e eliminar o processo patológico nos tecidos do corpo, a abhyanga é altamente recomendado no Ayurveda como prática rotineira, mesmo para uma pessoa saudável. A Atmabyangam, conhecido também como auto-massagem, é a disciplina de se auto-olear periodicamente, e, embora não substitua a Abhyanga, faz a manutenção dela.
Os beneficios da Abhyanga
Contra indicações ao abhyanga:
1- Distúrbios de Kapha (está indicado udhvartana, ou seja, massoterapia com pós de ervas)
2- Acúmulo de Ama (toxinas)
3- Alterações de Agni (fogo digestivo)
4- Infecções com febre
5- Menstruação (pode aumentar o sangramento menstrual)
6- Gravidez (cuidados especiais na paciente grávida)
7- Trombose e tromboflebite
8- Náuseas, vômitos e diarreia
Duração: na Índia uma sessão de abhyanga dura de 30 a 45 minutos. No Brasil é observado até 1:30 de duração.
Temperatura: o corpo não pode sofrer resfriamento, portanto, a temperatura do ambiente deve estar morna.
Horário: início da manhã e final da tarde. Evita-se o horário do meio do dia pois é muito quente e pode promover desequilíbrio de Pitta.
Pressão: suave para Vata, média para Pitta e profunda para Kapha
Direção: anuloma (descendente) ou sentidos dos pelos para Vata e Pitta e pratiloma ( ascendente) ou contrários dos pelos para Kapha
Escolha dos óleos: prensado a frio, sementes orgânicas, não tostado e puramente vegetal. Normalmente os óleos são aquecidos em banho maria ( exceção de dias muito quentes e desequilíbrios do Dosha Pitta)
Vata: gergelim, amêndoas, castanha do Brasil, mahanarayana, dhanvantari ou bala tailam
Pitta: coco, girassol, neem, azeite de oliva, bringaraja ou brami tailam
Kapha: pó de ervas, mostarda, óleo de semente linhaça
Quantidade: recomenda-se 5 a 10 sessões, uma a duas vezes por semana
Auto-Abhyanga: é a auto-massagem diária feita dentro de uma rotina diária ayurvedica. O terapeuta pode indicar uma auto-massagem com óleo vegetal adequado como complementar ao tratamento
Cuidados: Pode acontecer , no início do tratamento, um desconforto em algumas áreas do corpo. Semelhante aquela pessoa que fica muito tempo sem fazer atividade física e faz uma aula inteira de ginástica. Recomenda-se bolsa de água quente por 20 minutos e beber muita água mineral para ajudar a eliminar toxinas do corpo.