quinta-feira, 28 de maio de 2015

VOVÓ MARIA DO ROSARIO



a Vovó Maria do Rosário é uma Preta-Velha que foi muito importante na luta dos negros pela libertação. Como escrava doméstica, desempenhava a função de cozinheira, e foi exatamente através de suas receitas que conquistou a confiança de seus 'senhores', o que dava a ela livre acesso aos encontros que faziam em suas casas. Sempre dava um jeito de ouvir o que estava sendo discutido e, aquilo que dizia respeito aos interesses dos escravos, ela dava um jeito de chegar aos ouvidos dos líderes negros.
É uma entidade que protege a família , trabalhando para sua harmonia. Seus médiuns devem sempre pedir-lhe orientação, quando se virem em conflitos familiares. Pois esta Vovó, sabe como poucos, orientar e resolver pendengas familiares.
É uma preta-velha que gosta muito de dar bons conselhos. Sua reza é sempre de grande valia.
Sua guia geralmente é feita de lágrimas de Nossa Senhora, com olho de boi, semente de noz moscada, fava divina e um crucifixo de arruda ou guiné. Usa no punho direito, um rosário. Gosta de ter junto ao seu banquinho, folhas de ervas aromáticas, como: alecrim, manjericão, arruda, erva cidreira etc.
Em suas oferendas costumamos servir: cuscuz, cocada branca (caseira), bolo de aipim. Ela aprecia muito a roupa-velha (prato feito com carne-seca desfiada, refogada na cebola, tomate, pimentão verde e salsinha). Usa-se no preparo da roupa-velha o óleo de soja ou banha de porco. Serve-se com farinha branca e um pedaço de pão amanhecido.
Gosta de receber flores do campo. Tendo uma predileção pelas margaridas.
Paz e luz!