OXALÁ
Se Exu é o começo de tudo, Oxalá é o fim.
Se Exu é o principio da vida, Oxalá é o principio da morte
Se Exu é o começo de tudo, Oxalá é o fim.
Se Exu é o principio da vida, Oxalá é o principio da morte. Equilíbrio positivo do Universo, é o pai da brancura, da paz, da união, da fraternidade entre os povos da Terra e do Cosmo. Pai dos Orixás, é considerado o fim pacífico de todos os seres. Orixá da ventura, da compreensão, da amizade, do entendimento, do fim da confusão.
O branco, nos cultos Afro-Brasileiros, é a cor principal. É, entretanto, o luto, a cor de Oxalá, pois Oxalá é aquele Orixá que vai determinar o fim da vida, o fim da estrada do ser humano. Daí sua cor ser considerada a cor do luto, nos Cultos. Oxalá é o fim da vida, é o momento de partir em paz, com a certeza do dever cumprido.
Embora não gostemos dela, nem que a queiramos com certeza, a morte é uma conseqüência da própria vida. Exu inicia, Oxalá termina. É assim nas rodas de Candomblé, no xirês, quando louvamos todos Orixás. Começamos por Exu, terminamos com Oxalá.
A religião, então, encara o fator morte com a mesma naturalidade com que encara os demais assuntos, pois ele faz parte da Natureza e sabemos que tudo tem um inicio, um meio e um fim. Também o Culto vai encarar esta evidência com lógica e vai determinar uma regência, ou melhor, inúmeras regências, para essa força chamada Oxalá.
Mas Oxalá também tem outras atribuições na Natureza. É ele que vai proporcionar a paz entre os homens; é ele que vai trazer o entendimento, a compreensão, o sossego, a fraternidade, não somente entre os homens, mas também em sua relação com outras forças da natureza, pois é comum nas Casas de Santo oferecermos comidas e flores, para que Oxalá venha apaziguar uma situação de conflito, uma determinada cabeça. É ele que servirá de mediador para que haja uma solução, uma definição.
Oxalá, portanto, está presente nos momentos em que a calma é estabelecida. Rege a tranqüilidade, o silêncio, a paz do ambiente.
Oxalá é o equilíbrio das coisas, mantendo-as suavemente estabilizado e em posição de espera ou definição, de acordo com o caso, de acordo com a situação. É, portanto, a organização final, da maneira mais pacífica possível.
Dia: Sexta-feira
Cor: Branco leitoso.
Simbolo: Opaxorô
Elementos: Atmosfera e Céu
Domínios: Poder procriador masculino, Criação, Vida e Morte
Saudação: Epi Epi Babá
OXALÁ é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco. É um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a plataforma e a formação de todo o tipo de criaturas no AIYE e no ORUN. Ao incorporar-se, assume duas formas: OXAGUIÃ jovem guerreiro, e OXALUFÃ, velho apoiado num bastão de prata (OPAXORÔ). OXALÁ é alheio a toda a violência, disputas, brigas, gosta de ordem, da limpeza, da pureza. A sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira. Os seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a OXALÁ os metais e outras substâncias brancas.
Na África, todos os Orixás relacionados com a criação são designados pelo nome genérico de Orixá Funfum. O mais importante entre todos eles chama-se Orixalá (Òrìsanlà), ou seja, o grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é cultuado como Obatalá, rei do pano branco. Eram cerca de 154 Orixás Fun Fun, mas no Brasil e na Europa a quantidade reduz-se significativamente, sendo que dois, Orixá Olùfón, rei de Ifón (Oxalufã) e Orixá Ógìyán, o comedor de inhame e rei de Egigbó (Oxaguiã), se tornaram as suas expressões mais conhecidas.
A designação de Orixá FunFun deve-se ao facto de a cor branca se configurar como a cor da criação, guardando a essência de todas as demais. O branco representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação. O nome Orisanlá foi contraído e deu origem à palavra Oxalá, e com esse nome o grande Deus-pai passou a ser conhecido no Brasil e na Europa. Todos os Orixás Fun Fun foram reunidos em Oxalá e divididos em várias qualidades das suas duas configurações principais: Òsálufón, Osagiyan, sendo este último, jovem e guerreiro, filho do primeiro mais velho e paciente.
Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumaré e encarregado de criar não só o universo, como todos os seres, todas as coisas que existiriam no mundo.
A maior interdição de Oxalá é de fato o azeite-de-dendê, que jamais deve macular as suas roupas, os seus objetos sagrados e muito menos o seu Alá. A única coisa vermelha que Oxalá permite, é a pena de Ekodidè, prova de sua submissão ao poder genitor feminino.
O Alá representa a própria criação, está intimamente relacionado com a concepção de cada ser; é a síntese do poder criador masculino. A sua função primeira já remete ao seu significado profundo. A ação de cobrir não evoca somente proteção, zelo, denota a atividade masculina no ato sexual.
No Xirê, Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo da síntese de todas as origens. Ele representa a totalidade, o único Orixá que, como Exú, reside em todos os seres humanos. Todos são seus filhos, todos são irmãos, já que a humanidade vive sob o mesmo teto, o grande Alá que nos cobre e protege, o céu.
Qualidades de Oxalá
Oxalá Ajagemo: Para o qual durante a sua festa anual em Edé, dança-se e representa-se com mímicas, um combate entre ele e Oluniwi, no qual este último sai vencedor.
Oxalá Akire ou Ikire: É um valente guerreiro muito rico que transforma em surdo e mudo a quem o negligencia.
Oxalá Alase ou Olúorogbo: Salvou o mundo fazendo chover num período de seca.
Oxalá Etéko: Caminha com Oxaguiã, é inquieto. Vive nas matas e come todo o tipo de carne branca.
Oxalá Eteto Obá Dugbe: Outro guerreiro, ligado a Orixalá.
Oxalá Lejugbe: é muito confundido com Oxalufan; por ser vagaroso e indeciso. Muito chegado a Ayrá. Come com Yemanjá e Oxalufan. Come também todo tipo de carne branca.
Oxalá Obatalá: É o mais velho dos orixás. O grande rei branco; raiz de todos os outros Oxalás. Ele não é feito, faz-se Ayrá ou Oxum Opara. É o pai de Oxalufan que por sua vez é o pai de Oxaguiã. Por ser muito grande e poderoso, Obatalá não se manifesta, sua palavra transforma-se imediatamente em realidade. Representa a massa, o ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação dos novos seres, é o senhor dos vivos e dos mortos.
Oxalá Okó: Divindade da agricultura e colheita dos inhames novos e a fertilidade da terra. Orixá Nagô, pouco conhecido no Brasil. Na época da chegada dos escravos, não deram muita importância a este orixá, considerando como orixá da agricultura, em seu lugar Ogum e dos grãos Obaluaiê. Quando se manifesta leva um cajado de madeira que revela sua relação com as árvores, traz uma flauta de osso que lembra sua relação com a sexualidade e a fertilidade. É confundido com Oxalá, pois veste-se de branco. Seu Opaxorô, no Brasil, é confeccionado em madeira. Sendo um Orixá raro, tem poucas qualidades conhecidas. É um Orixá rico.
Oxalá Orinxalá, Orixalá ou Obatalá: É casado com Yemanjá, suas imagens são colocadas lado a lado e cobertas com traços e pontos desenhados com efum, no Ilésin, local de adoração, dizem que Yemanjá foi a única mulher de Orixalá um caso excepcional de monogamia entre orixás e eborás.
Oxalá Oxalufã (Orixá Olú Fon): Orixá velho e sábio, cujo templo é Ifón pouco distante de Oxogbô, a cerimónia de saudações é de dezasseis em dezasseis dias. Orixá muito velho, de idade avançada, aleijado, lento, movendo-se com muita dificuldade. Dança apoiado no opaxoró. Treme de frio e velhice. Detesta a violência, disputas e brigas. Não come sal e nem dendê; odeia cores fortes, principalmente o vermelho. A ele pertencem os metais e substâncias brancas; não suporta cavalos.
Oxalá Oxoguiã ou Oxaguian (Orixá Ogiyan): Orixá jovem e guerreiro, cujo templo principal se encontra em Ejigbô. Tomou o título de Eleejigbô Rei de Ejigbô uma de suas características e o gosto pelo inhame pilado chamado lyán, que lhe valeu o apelido de Orisa-Je-Iyán ou Orisájiyan. A tradição exige que os habitantes de dois bairros Xolô e Oké Mapô lutem uns contra os outros a golpes de varas. É o único que tem autorização de enfeitar seus colares brancos com pedras azuis, chamadas Seguy. Está ligado ao culto de Iroko e dos espíritos, assim como a fertilidade e o culto ao inhame. É o pai de Oxossi Inlé, come com Ogunjá, Oxossi Inlé, Airá, Exu, Oyá e Onira. Tem muito fundamento com Oyá pois, é o dono do Atori, fundamento que lhe foi dado por ela, motivo pelo qual as pessoas de Guian devem agradar muito a Oyá. Vem pelos caminhos de Onira; tem ligação forte com Exu. Seus filhos devem evitar brigas e mentiras e principalmente, não devem enganar a Ogum.
Oxalá Olofon Ajigúna Koari: Aquele que grita quando acorda (conhecido pelo nome de Oxalufan).
Temos mais qualidades de Oxalá que iremos estudar mais tarde.
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/
https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/
https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/
https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/
https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/
https://simpatiasmagias.blogspot.com/
HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES
CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES
caminhos da umbanda (caminhosemisteriosdaumbandaecandomble.blogspot.com)
CABOCLOS NA UMBANDA (caboclosdeluznaumbanda.blogspot.com)
https://aquariospeixescuidadoseespecies.blogspot.com/
UMBANDA CANDOMBLE E ESPIRITISMO.
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7419405861482882/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7419410258149109/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7419414448148690/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7419417661481702/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7419417661481702/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7419421144814687/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2022/11/elizabeth-liz-lupu-lupuwellness.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/elizabeth-liz-lupu-lupuwellness-t841.html
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7419391524817649/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7419375201485948/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7419361658153969/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7419348718155263/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7419336378156497/
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2022/11/adriana-caselotti.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/adriana-caselotti-t840.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/vista-aerea-de-curitiba-em-1932.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/vista-aerea-de-curitiba-aparece-no.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/pien.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/pi-n-t836.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/litoral-norte-da-bahia-as-melhores.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/doubtful-sound-uma-maravilha-dos.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/lake-manapouri-um-dos-lagos-glaciais.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/igreja-de-sao-pedro-dos-clerigos.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/risoto-de-limao-siciliano.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/risoto-de-lim-o-siciliano-t825.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/rosquinha-de-coco.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/rosquinha-de-coco-t826.html
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7414782825278519/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7414792598610875/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7414798868610248/
https://umbandacandombleeespiritismo.blogspot.com/2024/04/anjos-da-guarda-na-umbanda-como-atuam.html
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7414853608604774/
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/04/oxoguian-e-o-filho-de-oxalufan.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/ramat-s-fala-sobre-a-prostitui-o-ll-t816.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2022/11/adria-arjona.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/adria-arjona-t810.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2022/11/monica-stump-sabrina-bunny.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/monica-stump-sabrina-bunny-t811.html
https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/2022/11/adriana-arboleda.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/adriana-arboleda-t812.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/izabela-izabela-kocurova-sara-kay-t809.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/vista-aerea-de-curitiba-aparece-ao.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/vista-aerea-do-centro-da-cidade-de.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/blue-pools-em-makarora-as-mais.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/risoto-de-bacalhau.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/risoto-de-bacalhau-t792.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/tiramisu-moda-brasileira.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/tiramisu-a-moda-brasileira-t793.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/o-verdadeiro-virado-paulista.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/o-verdadeiro-virado-a-paulista-t794.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/joannes-schloeder-joao-nascido-29-de.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/vista-aerea-contemplando-em-primeiro.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/a-casa-elfrida-lobo-por-ela-mesmo-o.html
https://www.facebook.com/groups/1689260331291617/permalink/3600682350149396/
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/o-parana-ilustrado-pr-1934.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/o-parana-ilustrado-pr-1934-t785.html
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/capela-de-santo-antonio-de-pompeu.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/04/haaiah-ajuda-ganhar-ou-fazer-os.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2024/04/ierathel-ajuda-confundir-os.html
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7410259092397559/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7410262465730555/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7410267915730010/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7410271409062994/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7410274252396043/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7410277425729059/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7410282452395223/
https://www.facebook.com/groups/916042165152650/permalink/7410287365728065/
https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2024/04/rosquinha-de-coco.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2018/07/hierarquia-de-umbanda-omoloko.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/hierarquia-de-umbanda-omoloko-t777.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2018/07/orikis-de-alguns-orixas.html
https://www.tapatalk.com/groups/curiosidadessobretudo/orikis-de-alguns-orixas-t778.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2018/07/ewa.html
https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/2018/07/iansa.html