segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

O que é a atividade da Enfermaria?

 

O que é a atividade da Enfermaria?



É uma atividade que se desenvolve mediante aplicação de passes, individuais e coletivos, mobilizando-se recursos espirituais direcionados às pessoas necessitadas de amparo e assistência espiritual, fornecendo o devido amparo e alívio aos Espíritos, encarnados e desencarnados.

Qualquer frequentador da casa espírita, desde que esteja buscando consolo para as suas dores físicas, psicológicas ou espirituais, pode ser direcionado à enfermaria, normalmente, após ser atendido no diálogo fraterno, permitindo que as atividades ocorram de forma coordenada. O atendimento na enfermaria é previamente agendado, em dia e horário específicos.

Embora a metodologia da tarefa possa variar um pouco dependendo da instituição, o assistido é agendado para atendimento na enfermaria por três dias, preferencialmente, uma vez por semana, no mesmo dia e horário selecionados. Apenas em casos excepcionais, sugere-se o atendimento em dias seguidos e consecutivos, o que será cuidadosamente avaliado pela equipe do diálogo fraterno. Após o término do tratamento, sugere-se ao assistido retornar ao diálogo para nova avaliação do seu estado de saúde e, em sendo o caso, recomendar novos encaminhamentos dentro da casa espírita.

O trabalhador da enfermaria precisa ter frequentado um curso de passe, também chamado de fluidoterapia, para poder bem desempenhar a tarefa, além de possuir bom conhecimento doutrinário. Assim como nas demais atividades oferecidas pela casa espírita, todo trabalhador voluntário precisa esforçar-se para ter uma conduta baseada no Evangelho, com disciplina de hábitos, pensamentos e atitudes. No âmbito da tarefa, precisa lidar com os assistidos de modo carinhoso e fraterno, demonstrando paciência para com as angústias e necessidades apresentadas, sem emissão de julgamentos, mas com o propósito real de auxiliar.

O ambiente da enfermaria é normalmente preparado com camas onde serão acomodados os atendidos, podendo haver no local algumas cadeiras e exemplares de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, se fizer parte da atividade algum estudo preliminar. Os trabalhadores da enfermaria, após o preparo do ambiente e a realização da prece de abertura, receberão os assistidos em clima de fraternidade, dando-lhes as boas vindas e lhes explicando acerca do funcionamento da enfermaria.



Realiza-se, em seguida, um pequeno estudo de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, com leitura do capítulo e/ou tópico escolhido previamente pela casa naquela semana. Na oportunidade, terão os atendidos, considerando as orientações evangélicas e cristãs recebidas, condições de refletirem sobre a vida e suas dificuldades pessoais, bem como facilitarão a assistência da equipe espiritual com a melhora da sintonia mental. Tal estudo pode ter duração de, aproximadamente, quinze minutos.

Após o estudo, os assistidos serão conduzidos às camas, acomodando-se para a aplicação dos passes e a ingestão da água magnetizada, momento que será precedido de uma prece. Os passes são ministrados, inicialmente, em grupo pelos passistas e, após, de forma individual e ordenada. Num segundo momento, os passes serão em dupla e/ou trio, a depender da quantidade de trabalhadores, obedecendo uma sequência ordenada que permita o término simultâneo de todos os passistas.


Não se recomenda que o número de auxiliados ultrapasse o de camas, evitando-se acomodá-los em cadeiras na fase dos passes, pois o tratamento não tem o mesmo efeito de quando se encontram deitados. Em não havendo vagas, serão carinhosamente agendados para outro dia. A casa espírita deve oportunizar aos assistidos o melhor atendimento possível, de modo a facilitar o restabelecimento saúde e o trabalho da equipe espiritual.

Finalizam-se os trabalhos com uma prece destinada aos assistidos e agradecendo o auxílio da espiritualidade. Caso algumas pessoas tenham adormecido durante a atividade, serão suavemente despertados e convidados a ingerirem a água magnetizada. Serão orientados, ainda, a levarem para suas residências garrafas de água fluidificada para a continuidade do trabalho na semana.

O benefício do passe é alcançado conforme a fé, o recolhimento e o merecimento de cada um. A verdadeira cura somente é obtida mediante a nossa reforma íntima, quando procuramos a depuração e a vivência das leis de Deus. A equipe espiritual fará tudo que estiver ao seu alcance para amparar e auxiliar a criatura, mas se não fizermos o que nos cabe, a cura não será completa. Lembremos as orientações de “O Livro dos Médiuns”: "Sem dúvida, os bons Espíritos têm mais poder do que os maus, e a vontade deles basta para afastar estes últimos; eles, porém, só assistem os que os secundam pelos esforços que fazem por melhorar-se, sem o que se afastam e deixam o campo livre aos maus, que se tornam assim, em certos casos, instrumentos de punição, visto que os bons permitem que ajam para esse fim."