No Vodou, e especialmente no Haiti, Agwé, também escrito Agoueh, é um loa que governa o mar, peixes e plantas aquáticas, bem como o loa padroeiro dos pescadores e marinheiros. Ele é considerado ser casado com Erzulie Freda e La Sirene.
Em seu aspecto Rada ele é chamado de Met Agwe Tawoyo e é concebido como um homem bonito de raça mista com olhos verdes, ele é muitas vezes imaginado vestindo um uniforme de oficiais da Marinha. Ele é considerado um cavalheiro que impõe respeito e incorpora vários ideais de masculinidade, incluindo a bravura, a reserva e disposição. Suas cores são branco, azul e, ocasionalmente, marrom.
Ele passa por vários títulos, incluindo "The Angel in the Mirror" e "The Tadpole in the Pond".[1]
Quando ele possui um devoto que muitas vezes leva-se ao redor do templo em uma cadeira com um remo, gritando comandos navais e saudando os membros da congregação.
Oferendas a Agwe são deixadas em jangadas construídas que estão flutuando no mar, e incluem champanhe, tiros, barcos de brinquedos, comidas exóticas salgadas, rum naval e carneiros que tiveram sua lã tingida com índigo. A ele raramente ou nunca são servidos frutos do mar. Ele é sincretizado com a Igreja Católica Saint Ulrich e muito ocasionalmente Saint Raphael, ambos retratados segurando peixe. Sua veve, ou símbolo ritual, é um barco com velas.
Agwe é também um personagem no musical Once on This Island como o deus da água.