Os filhos de Obaluayê são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.
Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais otimista dos seres; acham que nada pode dar certo, que nada está bom. Às vezes, são doces, mas geralmente são pessoas que possuem manias de velho, como as rabugices.
Gostam da ordem, gostam que as coisas saiam da maneira que planejaram. Não são do tipo que levam desaforo pra casa e se sentirem ofendidos responde no ato, não importa a quem. Pensam que só eles sofrem que ninguém os compreende. Não possuem grandes ambições.
Podem apresentar doenças de pele, marcas no rosto, dores e outros problemas nas pernas. São pessoas sem muito brilho, sem muita beleza. São perversos e adoram irritar as pessoas; são lentos, exigentes e reclamam demais.
São reprimidos, amargos e vingativos. É difícil relacionar-se com eles. Parece que os filhos de Obaluayê são pessoas que possuem muitos defeitos e poucas qualidades, mas, os filhos deste ORIXÁ têm várias qualidades e uma delas que devemos destacar é uma qualidade que pode compensar qualquer defeito: são extremamente prestativos e trabalhadores. São amigos de verdade.