quinta-feira, 29 de março de 2018

BANHO DE DESCARREGO

Os escravos africanos, que trouxeram a cultura afro, introduziram o ato de banhar-se com ervas antes de uma cerimônia religiosa afro-brasileira, tornando-se além de um ato litúrgico uma necessidade. Sua importância dentro dos rituais de iniciação na Umbanda e no Candomblé são fundamentais para um bom desempenho nas etapas seguintes e no todo.
 Os banhos de ou com ervas estão incorporados nos nossos costumes e tradições de origem afro-brasileira, assim como em outras religiões e diversas sociedades de natureza esotérica com prática constante e diversificada.
 Sabe-se que os ciganos ministram os primeiros banhos nas crianças ciganas de sua tribo reunindo as jóias de toda a família cigana, visando proporcionar ao recém-nascido sorte, prosperidade e abundância durante toda a sua existência.
 Existem diversas categorias de banho com usos e finalidades definidas. Dos banhos de cura, preparados com ervas especifícas, aos de preparação da noiva para as núpcias.
 Existem os banhos de proteção contra doenças, mau-olhado, infortúnios, inveja, energização e etc.
 O banho de descarrego, limpeza ou de ervas ajudam na limpeza de nossa aura para atrair bons fluidos em situações específicas e tem por finalidade proteger dos males cotidianos, abrir os caminhos financeiros, amorosos, da nossa saúde e para qualquer empreendimento, enfim nos trazem apenas benefícios para nos livrar da influência de força negativa e, restituir o equilibrio entre o corpo e o espírito e entre homens e divindades.
 A finalidade dos banhos de descarrego é purificar e proteger o corpo e o espírito das influências negativas que circundam nosso ser. Eles atuam direto em nós, nos nossos campos (corpo espiritual) e energias, retirando as cargas negativas que costumam grudar nos campos das pessoas como se fossem uma sujeira e aos poucos, se não retiradas, causam principalmente problemas em nossa saúde. É normal afetar também a aura causando desequilibro emocional.
 O banho deve ser feito, de preferência, com as ervas verdes, sem apresentar defeitos. As ervas secas encontradas nas casas de artigos de umbanda não possuem nenhuma qualidade para banhos, seja de que natureza for.
As folhas utilizadas no banho não precisam ser utilizadas diretamente sobre a cabeça, pois o importante é a essência das mesmas.
 Maneira de se fazer BANHO DE DESCARREGO:
 Toma-se primeiramente um banho de higiene, isto é, um banho normal.
 O preparo de um banho é um ritual que deve ser feito com concentração e sempre bons pensamentos. 
O Banho pode ser feito com:
 Ervas maceradas:
 No processo de maceração das folhas é executado da seguinte maneira: maceram-se as folhas com um pouco de água, colocam-se as ervas em uma vasilha espremendo-as até obter a maior quantidade possível do sumo das mesmas, a seguir junte dois litros de água pura.
 Ervas fervidas:
 Coloque1 litrode água para ferver, quando a água estiver fervendo, jogue dentro as ervas. Deixe ferver e abafe a panela. Após uma hora, coe o líquido e depois do banho comum use este banho.
 Modo de usar o banho: jogue o líquido no corpo do pescoço para baixo, sem molhar a cabeça; da seguinte maneira: um pouco na frente – um pouco nas costas – um pouco no ombro esquerdo – um pouco no ombro direito.  Ao jogar o banho, fala-se: “Salve todo o povo da água, que tudo de ruim e toda a energia negativa se dissolvam, escorra pelo ralo e vá para o fundo do mar, proteção para mim meu Deus”.
 Não se enxugar, esfregando a toalha no corpo, apenas, retire o excesso de umidade já que o esfregar cria cargas elétricas (estática) que podem anular parte ou todo o banho.
 Depois do banho: Acender uma vela branca para o anjo de guarda, coloca um copo com água ao lado, um pouco de mel ou açúcar no pé da vela, fazer uma oração pedindo a Deus que ilumine seu caminho e proteja você de todo mau.
 É importante desfazer-se dos restos das ervas. Junte as ervas que caíram no chão coloque tudo num saco plástico e despache no lixo fora de casa, na encruzilhada ou água corrente para que a limpeza seja completa.
 Repita o banho durante sete dias seguidos. Dependendo da intensidade da carga pode-se tomar um, dois ou três banhos por semana, ficando a critério da pessoa o número de banhos necessários. As roupas utilizadas após o banho são sempre roupas claras. O horário deve ser noturno, antes de conciliar o sono.
 Sintomas que nos indicam a necessidade de um bom banho, descarrego ou de ervas:
 Para as pessoas que estão carregadas de maus fluídos e influências negativas, sentindo o corpo cansado sem terem feito grandes esforços físicos, mal-estar freqüente, dores na nuca, dores nas costas e nas pernas, bocejando sem sono, nervosismo em excesso, falta de ânimo, falta de iniciativa, instabilidade emocional, tropeços, pequenos azares, pressentindo que outras pessoas se afastam de nós.
 Existem casos especiais em que as próprias entidades (Caboclos, Pretos Velhos e Orixás) indicam outras fórmulas de banhos, expondo, também, sobre o modo como devem ser empregados.
Outros tipos de banhos: descarrego com fundanga (pólvora), rosas brancas, flor de Obaluayê (pipoca), banho de álcool etc.
 ERVAS QUE PODEM SER USADAS
 Espada de São Jorge (7 pedaços), girassol, bambu, Unha de vaca, picão do mato, folhas de Lágrimas de Nossa Senhora, sabugueiro, funcho, sete sangrias, cravo de defunto, folhas de aroeira, azedinho, gervão roxo, negra-mina, tamarindo (folhas), eucalipto (folhas), cipó Caboclo, Losna, romã (folhas), arnica de horta, erva de São João, laranja (folhas), alecrim do mato, alecrim miúdo, hortelã, poejo (folhas), levante, espada de Iansã (7 pedaços), Guiné, Folha de Manga, Camomila, folha de Café, Manjericão, Alfazema, arruda, erva-doce e erva cidreira nos livram dos males e, ao mesmo tempo, reenergizam.
 Não é necessário usar todas as ervas, o banho poder ser feito também com uma só erva.
Importante também mudar as ervas dos banhos pois cada uma tem a sua propriedade e atuam em cargas diferentes.
 por Raquel Elcain, maio/2011.