POMBA GIRA ROSA NEGRA
A Pomba Gira Rosa Negra faz parte das Falanges das Pombas Giras que trabalham com rosas, como a Dona Rosa Caveira, a Rosa Vermelha, Sete Rosas, Dama das Rosas, etc. Entretanto, e aparição da Rosa Negra é rara, por isso ela é pouco conhecida.
ROSA NEGRA – A POMBA GIRA QUE DESFAZ MAGIAS LIGADAS À SEXUALIDADE
Todas as Pombas Giras que trabalham com Rosas são ligadas à sexualidade e à sensualidade, a característica que distingue a Rosa Negra é o seu poder de extinguir ações negativas ligadas a questões afetivas, sensuais e sexuais.
Quem faz trabalhos de amarração ou vive do adultério são cobrados por essa dama Rosa Negra, que tem como sua aliada a Pomba Gira Rosa da Noite. O ponto de atuação desta pomba gira é vasto, ela atua em campos, bosques, florestas, pontos de encruzilhada e qualquer outro lugar onde uma rosa puder florescer.
POR QUE O NOME POMBA GIRA ROSA NEGRA?
Ela utiliza o nome Rosa por pertencer à falange das Pombas Giras que trabalham com Rosas. Já em relação ao ‘Negra’, há mais de uma versão. Uma delas diz que negra faz menção à última encarnação dessa Pomba Gira, que era uma escrava de uma fazenda na Bahia e utilizou este nome em alusão à cor de sua pele. Nesta história, Rosa Negra sofreu, durante muito tempo, abusos sexuais de seu senhor e feitores, por ser uma mulher muito bela. Para se vingar, ela utilizou magia negra contra seus agressores. Ela faleceu aos 28 anos de doenças venéreas, mas o seu falecimento só aliviou a dor da carne, e não da alma. Arrependida das magias cometidas, Rosa Negra passou a trabalhar a sua evolução lutando contra este tipo de magia negra.
A outra versão afirma que o ‘Negra’ de seu nome faz referência ao vazio, o negro é quem tira a energia negativa, que destrói para construir, é a cor negra do fundo do solo e da terra, a cor que rege Omolu e Obaluayê.