EXÚ TRANCA TUDO
GUARDIÃO QUE TRABALHA JUNTO COM SR. TRANCA-RUA.
Exú que trabalha na vibração das almas, seu Tranca Tudo é conhecido por muitos, com um mestre em trabalhos ligados ao amor, trancando toda a inveja e o olho gordo colocado sobre o casal. Mas ele é bem mais do que isso, seu Tranca Tudo em um terreiro, é o guardião numero um, por sua habilidade em trancar mandingas, trabalhos e kiumbas. Também tem terreiros de umbanda, que acreditam que esta entidade, não possa incorporar em um filho por ser uma entidade de trabalho, mas pelo contrario, seu Tranca Tudo quando trabalhando incorporado em um médium, dobra suas forças de defesa do terreiro, por que ele cria um laço de responsabilidade em defender aquela determinada casa e em proteger seu médium. É um Exú que deve ser saudado logo ao começo dos trabalhos de qualquer linha da umbanda, para que ele fique na cancela, tomando conta e trancando tudo, aquilo que há de ruim rondando nossos trabalhos. Seu Tranca Tudo gosta de ser tratado como um cavaleiro como em vida. Gosta de sua roupa completa, capa, chapéu, bengala, também costuma trabalhar com a estrela da kimbanda, aquela mesma de 5 pontas, usando velas para monta-la. Cada vela é um Exú e uma pomba gira que lhe acompanham em seus trabalhos. Também gosta muito de dizer, que ninguém por mais forte que seja, vence uma guerra sozinho e é por isso que ele carrega 5 homens e 5 mulheres com ele, para ajudar na defesa do terreiro. Entre eles estão, o Exú Desmancha Tudo, Exú Tranca Ruas, Exú Tranca Gira, Exú Sete Estradas, pomba Sete Chaves, formando assim uma corrente de trabalho muito forte, sendo conhecida como força especial de defesa. Toda casa tem que ter uma, para se manter de pé e as que tem seu Tranca Tudo há frente desta força, estão bem guarnecidas por este grande mestre que nos defende e nos ilumina, que abre e fecha portas em nossa defesa. Laroyê seu Tranca Tudo das Almas, salve suas forças e formas de trabalhos.
A história de seu Tranca Tudo das Almas
Seu Tranca Tudo das Almas, segundo ele próprio, nasceu e viveu no Brasil, na época colonial, não muito distante; mais precisamente no Rio de Janeiro. Era filho de família rica, o caçula de oito irmãos, era uma criança como as outras, no entanto quando adulto, foi para Portugal, onde estudou e se formou em Direito. Mas sua vida se transformou rapidamente, tornou-se um homem muito bonito e cobiçado e por isso começou a se envolver principalmente com mulheres casadas, era muito bom em conquistas amorosas; sua vida foi muito curta, gostava de festas e mulheres, morreu aos 40 anos, aproximadamente, não teve filhos e nem se casou.
Depois de sua morte, vagou um tempo pelo umbral e aqui pela terra, mas reconhecendo seus erros foi chamado a trabalhar como Exú, nos terreiros de umbanda. Seu Tranca Tudo, é mestre em causas judiciais e especialista em relacionamentos, também trabalha na área da mente, além de profundo conhecedor de magias.
Ele não é um Exú muito conhecido no Brasil, mas pertence ao alto escalão da linha dos Exús, por isso trás com sigo o nome: ( das Almas ), é um Exú superior, fazendo parte dos sete comandantes da linha dos Exus, é governante e regente do Povo do Cruzeiro da Rua, é um verdadeiro guardião.
Em sua imagem, ele vem vestido como um guerreiro Romano, lembranças de uma de suas encarnações, é um Exú muito forte, que trabalha para o bem da humanidade.