EXÚ CAPA PRETA
Exú Capa Preta, é um dos maiores símbolos da Umbanda. Embora muito temido pelos seres humanos, essa entidade traz consigo uma grande sabedoria, além de um desejo enorme de ajudar as pessoas em suas mais diversas questões.
A razão pela qual o Senhor Capa Preta é tão temido é a sua aparência, sempre vestido com sua capa escura e às vezes uma cartola, esse Exú está ligado à escuridão, ao mistério e à noite, que é o seu momento de domínio.
Muitos o associam ao mal devido ao fato de que ele trabalha somente à noite e seus trajes fazem com que ele passe despercebido pelos humanos. E como já sabemos, no inconsciente coletivo, a escuridão e o período noturno são temidos porque é onde os perigos se encontram. Isso se dá por causa de uma antiga memória que carregamos, ligada aos homens da caverna quando ainda não tinham entrado em contato com a luz do fogo e até mesmo à falta de luz dos tempos sem eletricidade, por causa disso, acreditamos que o dia, em que tudo é iluminado pelo sol, é bom, e a noite é má porque não podemos ver os perigos.
Exú Capa Preta está ligado à magia, disfarce, à noite e feitiçaria. Sua capa preta serve para cobrir a sua passagem pela madrugada, a sua ronda noturna. Um grande símbolo deste exú é a lua e um pedaço de pano de veludo preto. É chamado de Tranca Ruas da Capa Preta.
O preto simboliza os impulsos humanos mais baixos que os levam às trevas da ignorância, e as trevas sempre foram associadas no inconsciente coletivo no tempo em que não dominávamos o fogo, e dependíamos da luz solar para alimentação e proteção.
Assim a luz se tornou o bem, o lado positivo do dia e da vida e a noite o lado ruim, negativo e morte. Mas na cultura iorubá o branco é o símbolo da morte, do luto, o céu para onde retornam os espíritos - Orún.
Justamente por estes símbolos coletivos este espírito adotou a cor negra da noite para dizer cabalisticamente a sua missão na terra.
É um grande mago que se disfarça nas trevas dos pensamentos e energias emanadas pelos seres humanos para poder trazer a luz divina em sua missão.
É a luz no fim do túnel disfarçada de trevas.
Seus pertences costumam ser de cor preta, capa, cartola, bengala, terno preto, calça preta, anéis com pedras pretas...
Sua grande magia é purificar qualquer ambiente, médium e desfazer feitiços e pactos.
E uma grande chave na magia é SABER, OUSAR, QUERER E CALAR!
Assim com certeza o Exú Capa Preta poderá nos auxiliar mais facilmente.
Dada essa breve explicação sobre os motivos pelos quais associam o Exú Capa Preta ao mal, vamos agora compreender a história dessa entidade e perceber que, apesar de sua aparência, não há maldade nele.
Quem é Exú Capa Preta
Essa entidade é uma grande facilitadora da magia e pode nos ajudar a obter sucesso nos mais diversos tipos de trabalho, desde os mais simples até os mais complexos.
Seus conhecimentos magisticos e sua ligação com a escuridão o auxiliam para desfazer magias malignas das mais poderosas.
Peço, também, que, com sua capa, ilumine meus caminhos e conforte-me sempre...
"Tambor bateu a meia noite. Meu corpo todo arrepiou. Saudei Exú na Encruzilhada. Seu Capa Preta então chegou.
Laroyê Exú!"
O símbolo desse Exú é a lua, uma vez que seu momento do dia é a noite.
Além disso, o Senhor Capa Preta está sempre disposto a acompanhar aqueles que estão em busca de estudar e evoluir no campo da magia. Porém é preciso ter cuidado para não ganhar o desprezo dessa entidade, porque ele preza pela justiça e pelo respeito à religião.
O que significa sua capa e sua cartola?
O símbolo mais marcante dessa entidade são os acessórios de Exú Capa Preta. Afinal, suas maiores características são sua capa e sua cartola, ambas pretas, porque essa cor serve para a absorção energética.
A começar pela cartola, ela é um adereço que serve como filtro e defesa de coroa, que protegem o médium que o incorpora e também filtram as energias que vêm do alto.
Já a capa serve como um manto, um instrumento de defesa, quebra de demandas e trabalhos.
Ela também protege o médium, além de ser um auxiliar para a limpeza de campos e pessoas.
Além disso, a capa também auxilia na ocultação e revelação de magias malignas, entre outras coisas.
História de Exú Capa Preta
Popularmente, acredita-se que quando encarnado, o Senhor Capa Preta fora um antigo padre da Igreja Católica. Além disso, ele também trazia consigo um vasto conhecimento sobre a bruxaria e fora considerado bruxo posteriormente.
Com seus vastos conhecimentos sobre a magia e a religião, ele foi capaz de fazer coisas que nenhum outro bruxo foi capaz de fazer até hoje e nenhum caso era complexo demais para esse Exú.
Há quem associe essa entidade ao São Cipriano, por ser uma figura também ligada à religião e a magia, além do seu famoso livro da capa preta.
Graças à sua sabedoria, até hoje Exú Capa Preta auxilia os consulentes desfazendo trabalhos pesados contra suas vidas ou até mesmo tirando-os da escuridão.
As falanges de Exú Capa Preta
Assim como as demais entidades, Exú Capa Preta também tem falanges e cada uma delas é responsável por uma causa diferente da vida humana. Vamos conhecer cada uma delas!
Exú Capa Preta das Encruzilhadas
Embora esse nome sugira que seus trabalhos são feitos em encruzilhadas, não é bem assim que funciona. Os trabalhos para essa falange de Exu podem sim ser feitos na encruzilhada, mas sua principal área de atuação é a abundância e a fartura, assim como o sucesso e as oportunidades.
Exú Capa Preta das Almas
Esse Exú pode nos auxiliar nas mais diversas curas de doenças, além de nos ajudar a passar pelas dores e dificuldades da vida.
Ainda, há casos registrados em todo o Brasil de pessoas que foram curadas milagrosamente de doenças sérias tanto físicas quanto psicológicas.
Oração ao Exú Capa Preta
"Salve Compadre!
Salve Exú Capa Preta!
Peço que me livres de todas as tentações.
Orientai-me em todas as decisões.
Dai-me forças para alcançar meus objetivos.
Dai-me a sobriedade para persistir em meus objetivos.
Peço a paciência para eu perdoar meus inimigos e perseverança para eu sobreviver em todas as situações difíceis.
Peço que me vitalize na fé para resistir e vencer.
Dai-me, compadre, a esperança e a certeza do retorno.
Pontos de Exú Capa Preta
1 - Ponto do Senhor Capa Preta
Com seu Punhal e sua cartola. Seu Capa veio trabalhar. Vem desfazer toda demanda. E proteger este congá
Laroyê, Laroyê, Laroyê Pra Exú Já chegou Capa Preta afilhado de Omulu Laroyê, Laroyê, Laroyê pra Exú Guardião dos meus caminhos, enviado por Ogum.
Tambor bateu à meia noite. Meu corpo todo arrepiou. Saudei Exú na Encruzilhada. Seu Capa Preta então chegou.
Com seu Punhal e sua cartola. Seu Capa veio trabalhar. Vem desfazer toda demanda. E proteger este congá
Laroyê, Laroyê, Laroyê Pra Exú Já chegou Capa Preta afilhado de Omulu Laroyê, Laroyê, Laroyê pra Exú Guardião dos meus caminhos, enviado por Ogum".
2 - Ponto ao Exú Capa Preta
"Ao ver exú na encruza
Com ele não se meta
É ali que ele trabalha
O reino é de Capa Preta.
Com faca de dois gumes
Não convém brincar
Exu da Capa Preta
Vamos respeitar.
Capa Preta no reino
É uma beleza
Eu nunca vi um exu assim
Ele é madeira que não dá cupim".
Oferendas ao Exú Capa Preta
Assim como todas as entidades, Exú Capa Preta também gosta de ser presenteado e com uma boa oferenda pode te auxiliar a encontrar sucesso em seu caminho.
Normalmente a oferenda para esse Exú contém um pedaço de veludo preto, folha de mamona roxa com farofa de dendê, bifes de carne bovina temperados com cebola roxa e pimenta do reino, três ovos cozidos e azeitonas pretas enfeitando.
Você pode oferecer em uma árvore, de preferência a mais alta que você encontrar.
Contudo, muito cuidado na hora de fazer o pedido ao Exú, porque pode ter problemas caso peça coisas que prejudiquem o próximo ou desrespeite o que é sagrado.
Mensagem de Exú Capa Preta
Por fim, após aprender tanto sobre essa entidade maravilhosa, deixaremos uma mensagem inspiradora do Senhor Exu Capa Preta para tocar os seus corações:
A escuridão nem sempre é a falta de luz, é um caminho tortuoso, é andar sobre espinhos.
Quem foi que disse que Exú não tem coração?
Quem foi que disse que Exú não respeita a Deus?
Quem foi que disse que Exú é vingativo?
Quem foi que disse, pois é isso, todos dizem, todos falam de Exú, todos falam da Umbanda do candomblé, pois atirar pedras é mais fácil, quando é na janela do vizinho, é mais fácil odiar do que amar, é mais fácil criticar do que respeitar, é mais fácil se defender atacando!
Não sou santo, nem defensor do agressor, mas quero a justiça, a palavra correta é a língua sem veneno. Não me comprem, não me dêem presentes, sou um mensageiro, sou um Guardião, vivo na caridade, não na escuridão. Sou o "Guardião da Capa Preta."
Laroyê Seu Capa Preta! Seu Capa Preta é Mojubá!