quarta-feira, 10 de outubro de 2018

ORIXÁ, JUNTÓ E ADJUNTÓ

ORIXÁ
São Seres Divinos de capacidade e poder superior aos dos espíritos. Divindades naturais que o nosso Pai Maior (Deus) nos abençoou, são eternos e Tronos Divinos manifestadores das vontades de Olorum, são eles regentes das dimensões naturais.

Os orixás fazem parte da Natureza, em cada ponto de força eles vibram energia cuidando e dedicando-se ao local do qual é regente, ao seu crescimento e evolução.
Olorum (Deus) criou os Orixás para cuidar da vitalidade destes pontos de força. Deus gerou a todos os orixás de uma só vez, porém, cada um deles saiu de sua matriz geradora em tempos diferentes, dando a entender porque uns são mais velhos e outros novos

ORIXÁ ANCESTRAL
É aquele que encantou o Ser assim que ele foi gerado por Deus em sua formação e o distinguiu com sua essência original e natureza íntima eterna.

Ele atua no chacra coronário (centro da cabeça, ori ou coroa) dando equilíbrio ao orixá de frente. Podemos encarnar milhões de vezes sob as mais diversas irradiações e nunca mudará a nossa natureza íntima.

Na ancestralidade todo Ser macho é filho de um orixá masculino e todo o Ser fêmeo é filha de um orixá feminino. Um ser positivo (macho) poderá ser um Ser positivo ou negativo energeticamente falando em seu estado e vice versa, mediante as outras aulas no centro. Todo o espírito, ao reencarnar, recebe um par de protetores naturais do regente planetário.

ORIXÁ DE FRENTE
É o Orixá que nos rege na atual encarnação. Este orixá conduz os seres numa direção na qual absorverá suas qualidades abrindo-lhes novos campos de atuações e crescimento interno.

Ao cultuarmos nosso orixá também cultuamos as forças elementares de cada ponto de força como: a água, terra, ar e fogo. Essas forças em equilíbrio produzem uma grande energia que nos auxiliam em nosso dia-à-dia favorecendo o nosso destino.

Uma vez que cultuamos as forças da natureza (Orixás) que pertencem a (Deus), estas nos ensinam a manipular essas energias individualmente, vibrando com elas cada vez que vamos à um ponto de força.

ORIXÁ ADJUNTÓ
Este orixá é aquele que faz par com o nosso orixá de frente, ora indiferente ou estimulando-nos sempre que necessário, visando o equilíbrio íntimo do Ser e o crescimento interior permanente.

Existem sete naturezas masculinas e sete femininas tão marcantes que é impossível ao bom observador não enxergá-las nas pessoas.

As entidades de trabalho normalmente servem ao orixá adjuntó nos gestos e nas iniciativas das pessoas, já que é por intermédio do emocional que ele atua, refreando os instintos dos médiuns, apassivando seus emocionais.

O orixá entra em nossa vida terrena para nos auxiliar (os médiuns), que são os trabalhadores espirituais comandados pelo adjuntó, a exemplo os nossos amados Exus, juntamente com as vibrações originais do Divino Criador.

A sete vibrações originais são: Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração.


ORIXÁ DA COROA
Localização do ponto de força de recepção energética: Alto da cabeça.

COROA.
Irradia para o nosso caminho espiritual, nos doando qualidades atributos e atribuições necessárias a nossa evolução espiritual, ou mesmo absorvendo os excessos.

ORIXÁ DE FRENTE
Localização do ponto de força de recepção energética: Entre as sobrancelhas, meio da testa (3º olho).

Irradia para o nosso caminho material, nos doando qualidades atributos e atribuições necessárias a nossa vida física presente, ou mesmo absorvendo os excessos.

ORIXÁ JUNTÓ
Localização do ponto de força de recepção energética: Em toda a extensão da nuca.

Irradia, auxilia-nos com suas qualidades atributos e atribuições, o aprendizado das verdades divinas, adquiridos em vivenciações passadas, bem como ao equilíbrio dos erros cometidos, a fim de nos reequilibrarmos no presente para a nossa evolução.

Obs: A palavra juntó é um designativo regional e foi adjudicada do termo adjunto, que quer dizer: algo em aporte; auxílio; junto; do lado.

ORIXÁ DA DIREITA
Localização do ponto de força de recepção energética: Na região acima da orelha direita.

É aquele que irradia com suas qualidades, atributos e atribuições, a nossa direita, ou seja, o nosso consciente, o nosso pólo positivo e as virtudes humanas (absorvendo os excessos ou irradiando a falta).

O lado direito do nosso cérebro físico e do cérebro espiritual comanda o nosso emocional, refletindo o nosso “Eu positivo”, ou seja, o da justiça, do bom combate, do bom caminho, da vereda certa e da vida verdadeira. É o lado que reflete as nossas “virtudes”. É o lado da Espiritualidade Maior; o lado da realidade.

O lado direito dos que vivem com Deus, cumprindo-lhe as Leis.

ORIXÁ DA ESQUERDA
Localização do ponto de força de recepção energética: Na região acima da orelha esquerda.

É aquele que irradia com suas qualidades, atributos e atribuições a nossa esquerda, ou seja, o nosso inconsciente, o nosso pólo negativo, os defeitos humanos (absorvendo os excessos ou mantendo o equilíbrio).

O lado esquerdo do nosso cérebro físico e do cérebro espiritual comanda o nosso racional, refletindo o nosso “Eu negativo”, ou seja, o das injustiças, da inércia, do mau caminho, das incertezas e da vida ilusória. É o lado que reflete os nossos “defeitos”; o lado das ilusões.

O lado esquerdo é dos que estão apenas vivendo para o mundo e desejando-o muito sem Deus.

Com tudo isso, não estamos dizendo que existem Orixá que comandam as nossas virtudes ou os nossos defeitos, mas sim, que Eles estão a postos, a fim de nos auxiliar absorvendo os excessos ou irradiando a falta daquilo que nos é importante em nossa escalada evolutiva.

A cada encarnação, de acordo com as nossas necessidades, os Orixás de coroa, frente, juntó, de direita e de esquerda são trocados, estimulando, paralisando, renovando, direcionando, etc., aquilo que esta nos faltando ou que esta em excesso em nossas vidas.

Basta sabermos, com certeza, os Orixás que regem a nossa coroa, frente, juntó, de direita e de esquerda e seremos sabedores das nossas virtudes, falhas e excessos, a fim de efetuarmos com êxito a nossa Reforma Íntima.

Se conhecermos as regências da pessoa é possível fazer uma previsão de como será o temperamento desta pessoa e a maneira como ele encara a vida e seus relacionamentos, através dos Orixás que o regem.

TRECHO EXTRAIDO DO LIVRO: O ABC DO SERVIDOR UMBANDISTA
AUTORIA: PAI JURUÁ – NO PRELO