sábado, 27 de dezembro de 2014

PRETO-VELHO PAI JOAQUIM DE MOÇAMBIQUE E EU.

Este é o retrado desenhado deo meu amigo Pai joaquim de Moçambique

Hoje vou apresentar meu amigo espiritual de longos trabalhos na caridade:
Meu amigo e irmão Pai Joaquim de Moçambique.
Quando este amigo se manifestou todos tinham mêdo dele,pois 
vinha com aparência brava,não era muito de ficar falando.
Neste terreio que hoje não existe mais aqui na cidade pois meu pai de santo Osmar faleceu era proibido firmar e ter certeza que era realmente um guia,tinha que riscar seu ponto e cantar eu ponto,falar então nem pensar.
Não se aceitava um guia ter sentencia logo que se manifestará tinha que ficar sei meses,já mostrando que não veio por brincadeira já riscou o ponto e cantou seu zuela,e disse que queria tabucar.
Os médiuns antigos ficaram  de boca aberta ,não deu dois trabalho e ele corria para falar com a assistência,era chamado atenção e eu não fugia das broncas;não adiantou nada,a não ser deixar que ele fosse praticar a caridade.
Duas médiuns de anos ali cochichando que era mistificação minha,o preto velho chamou o cambone e disse :
__ Se a língua é venenosa ela mesmo pica quem fala.
Semana seguinte as duas ficaram com os pés enxado foram aos medico e nada;não se encontrava nem os remédios fazia efeitos,correu no dirigente incorporado pedindo ajuda;e nada da dor acabar,foi nos pés de todos os guias menos do Pai Joaquim,até que o preto velho chefe,mandou ir aos pés desse grande amigo que lhes disse:
__ Picada de veneno de boca e faladeira da nisto.Saibam respeitar qualquer guai que se apresente,qualquer médium que entre aqui no terreiro,no final dos trabalhos a dor acaba e os pés voltam ao normal.Tido e feito.
As duas agora só falava com Pai Joaquim.
Certa vez Pai Benedito dirigente dos preto velhos no terreiro teimava que tal médium não era de incorporação,vendo a tristeza do médium,Pai Joaquim disse ao cambono,não sou guai se este menino não incorpora.No próximo trabalho Pai Joaquim chamou o médium colocou a mão na testa,e seu nego velho desceu no aparelho,Pai Joaquim se levantou foi ate pai Benedito e disse: 
___Não é que o médium não incorpora mesmo ?
Logico que quem pagou o pato foi eu nos final dos trabalhos.
Hoje Pai Joaquim é um nego brincalhão parece criança,fala de tudo ,conta casos,faz piadas,mas também faz a pessoa chora lhes mostrando seus erro e depois faz ri lhe mostrando caminhos da vida com menos espinhos.
Eu mesmo fui vitima desse amigo espiritual,não acreditava e ele avisava que pareasse com isto,belo dia cheguei com um corte na cabeça por uma briga que ate hoje não vi razão,nego mandou me falar que fora ele que lhe mostrava que seu espirito era real.
Estudar é obrigação do médium pelo menos um livro por mês espirita e nunca deixar de trabalhar na caridade,e quando tiver duvida pode ter certeza que ele corrige e mostra o erros.
Quantas vezes sinto ele do meu lado me instruindo a fazer algo.
Quando o vi pela primeira vez em sonho sei que falamos muito,e ele me pediu que ao acadar desenha-se ele.Este desenho é o meu amigo e irmão por que não dizer pai:
Pai Joaquim de Moçambique.
Na encanação de escravo nunca se casou,era apaixonado por uma sinhazinha que ao ficar velha os filhos a colocaram para fora da casa grande,sem saber para onde ir foi mora na casinha do nego -velho,onde ficaram por algum tempo até desencanarem.
O bonito é que o meu ere outro grande amigo e filho Chico chiquinho já tinha falecido nesta fazenda a paulada pelo feitor,no dia que a sinha veio ao encontro,foi chico chiquinho que apareceu lhe dizendo que a felicidade agora estaria completa.
Bem esta é outra historia que um dia lhes conto,talvez nem romance futuro.
Seja como for esta é minha homenagem ao meu grande amigo espiritual que tenho certeza esta sempre ao meu lado e juntos fazendo caridade.
O terreiro tem o seu nome:
"Toco do pai Joaquim" Toco porque quando abri foi a primeira coisa que ele me pediu.

Quando entrei no Omoloko pela primeira vez preta velha vô Catarina,ao me ver disse.Aqui será eu começo de aprendizado não ficara muito tempo pois embaixo de uma jabuticabeira colocara um Toco onde ira fazer caridade mesmo que seja somente você e a espiritualidade.Nem me lembrava mais dessas palavras quando um dia olhei que no quintal de minha casa,tinha um pé de jabuticaba ,um toco onde sempre se faz caridade.
Mas uma vez a comprovação que a espiritualidade realmente existe...
Ate a próxima.