sexta-feira, 20 de junho de 2014

Histórias de Vô Juvêncio

Lá no Terreiro

Vô Juvêncio um preto velho, muito formoso, bondoso e justo.
Mas tem suas rabugices, não gosta de dar passes.
Como ele mesmo diz, gasta muita energia, e que prefere conversar, orientar, pitar, só que é muito exigente com seu cafezinho, não gosta muito forte e nem muito fraco, tem que esta no ponto e bem doce.
Sempre muito falante, e não faz rodeios para falar o que tem que ser dito.
Eu Érica Amo ser sua "Cambone"
Esta é uma história contada por Ele mesmo:
Certa vez num terreiro de Umbanda, um rapaz muito formoso é assim que Vô Juvêncio diz, quando se refere a uma pessoa que acha bonito (a).
Sentado em seu banquinho, pitando seu cachimbinho, e tomando seu cafezinho, de repente senta em sua frente esse rapaz formoso esperando para receber o passe...
Ah! Ia me esquecendo Vô Juvêncio tem o olho direito que não abre fica sempre fechado, foi um ferimento sofrido pelo senho do engenho, que terio o castigado.
Bem voltando para nossa história, o rapaz se ajeitou em sua frente, e o Vô começou a dar-lhe o passe, o cavalo (MÉDIUM) era jovem, e não estava ainda acostumado a receber o Vô.
Assim que terminou de dar o passe o rapaz perguntou para ao Preto Velho.
- Porque o Sr está piscando para mim?
Vô Juvêncio que não deixa nada passar respondeu:
- Pisco porque o Sr  é muito formoso... rs
O rapaz que ficou sem graça falou:
- Sai fora
Vô Juvêncio:
- Sai fora você, estou aqui trabucando (trabalhando), pitando, tomando meu cafezinho, chega o Sr e fala que estou piscando, para o Sr...
Só que Vô Juvêncio não falou para ele o porque das piscadinhas... discutiram...
O rapaz virou as costas e saiu e foi embora, achando que o Preto Velho estava de brincadeira com ele...

*** 
Eu sou privilegiada, por ser cambone desse humilde, amoroso, muito sábio...Preto Velho Vô Juvêncio.
Ele tem todo esse jeito de rabugento mas é muito carinhoso, não tenho palavras para falar sobre ele... Ajuda a todos que sempre precisa, cura todos que tem suas feridas, tanto da matéria com suas ervas e óleo de dendê, como também sentimental...
Só sei dizer que amo demais esse Preto Velho... Vô Juvêncio.
Amo a todos que fazem parte da minha vida, com todo meu respeito.
Agradeço a Oxalá por esta me dando toda essa oportunidade, por esta aprendendo com todas essas entidades, queridas e iluminadas...
Aprendendo com os Exus que também nos trazem a paz o entendimento, por mais que tenham todo aquele jeito de marra, bravos... que são cheio de amor também...
Agradecida sempre meu Pai Oxalá..

História contada por: Vô Juvêncio de Angola

Érica Cristina Fonseca