Projeção astral é a mesma coisa que emancipação da alma ou desdobramento?
Projeção astral é uma das formas de emancipação da alma, ocorrendo durante o sono físico. A Doutrina Espírita não utiliza o termo projeção astral, mas emancipação ou desdobramento da alma pelo sono. Enquanto nosso corpo físico dorme, o nosso Espírito não precisa ficar inativo e preso à matéria, ao contrário, desdobra-se e se projeta para vivenciar outras experiências não realizáveis quando em vigília, podendo essas ser positivas ou negativas, conforme nossa sintonia mental.
O sono é um estado em que nossas atividades físicas, motoras e sensoriais ficam paralisadas, concedendo ao corpo somático tempo para se restaurar, oportunizando ao Espírito, ainda, enormes possibilidades de enriquecimento espiritual por meio das inúmeras vivências ocorridas enquanto dormimos. O desdobramento pelo sono é um processo natural e quase inevitável, pois todos nós saímos parcialmente do corpo durante o sono do corpo físico, mesmo que disso não tenhamos lembrança alguma.
Enquanto o Espírito está emancipado, permanece seu perispírito unido ao corpo físico pelo chamado cordão de prata, fio de prata ou cordão fluídico, garantindo esse as necessárias ligações vitais e corporais com o corpo físico, sendo um apêndice energético. Quanto mais a alma afasta-se das proximidades do corpo, em função dos lugares para onde se desloca em projeção astral, o cordão vai ficando mais fino e sutil, contudo não se rompe e sempre traz o perispírito de volta ao corpo físico. Assim, a não ser que tenha chegado o momento do desencarne, não é possível morrer durante o desdobramento pelo sono, isto é, não se pode romper o cordão prateado, pois a qualquer sinal de perigo, no plano físico ou no extrafísico, o perispírito retorna imediatamente ao envoltório material, na velocidade do pensamento. Esse receio é, portanto, infundado.
O Espírito, durante a projeção astral e dependendo da sua sintonia mental, pode realizar inúmeras atividades: visitar colônias espirituais, rever amigos e familiares desencarnados ou, ainda, ser atraído para regiões conhecidas como umbralinas, de sofrimento e dor. Exatamente por isso é importante o preparo ao dormir, com uma leitura leve e edificante, uma alimentação saudável, o cultivo de bons pensamentos e a prática de boas atitudes e da oração, pois a falta desses cuidados salutares pode fazer com que a alma emancipada seja arrastada por Espíritos inferiores e viva experiência negativas, os chamados pesadelos.