Por que algumas pessoas passam mal quando estão na casa espírita?
Normalmente, existem duas causas mais comuns para o mal-estar sentido por algumas pessoas na casa espírita: influência espiritual de Espíritos imperfeitos ou sensibilidade mediúnica.
Como já abordado em questões anteriores, se tivermos Espíritos imperfeitos a nós conectados e que não queiram o nosso bem, envidarão todos os esforços para nos afastar da casa espírita. Na medida em que ali aprendemos, saímos da ignorância espiritual e crescemos, é natural que a casa espírita seja um local não agradável a esses Espíritos ainda distanciados de Deus.
Tais Espíritos, pela sintonia que estabelecem com aqueles que são seus alvos, conseguem influenciá-los negativamente, fazendo-os sentirem mal-estares diversos. Lembremos que a influência dos Espíritos é constante e tanto nos influenciam que, de ordinário, são eles que nos dirigem. O plano espiritual está em constante interação e intercâmbio com o plano material, não existindo uma barreira instransponível, no que tange ao pensamento, entre os desencarnados e os encarnados.
A sensação desagradável pode ser uma dor de cabeça, dores pelo corpo, mal-estar estomacal, sensação de desmaio, entre outros artifícios comumente utilizados, todos com o único objetivo de afastar a criatura da casa espírita. Vale ressaltar que esses Espíritos podem entrar na casa com a pessoa, se obtiverem permissão da espiritualidade superior que comanda os trabalhos a nível espiritual, como podem permanecer do lado de fora da instituição religiosa.
Neste último caso, se a conexão mental entre ambos não for quebrada, pelo menos parcialmente, a influência perniciosa atinge o indivíduo e ele realmente passa mal. Obviamente que os amigos espirituais tudo fazem para auxiliar encarnados e desencarnados, pois todos são filhos de Deus e merecem o Seu amparo. Quando permitem que certos Espíritos imperfeitos adentrem a casa, é objetivando o auxílio e o esclarecimento. Muitos desencarnados entram para prejudicar alguém e acabam sendo ajudados pelos bons Espíritos, encontrando o amor de Deus.
Se estivermos resguardados no ambiente da prece, dos bons pensamentos e da prática do bem, estaremos protegidos da influência perniciosa, pois o fato de vibrarmos em frequência vibratória diferente acaba por nos manter imunes a esses Espíritos infelizes.
Outra causa de alguns mal-estares vivenciados deve-se a uma sensibilidade mediúnica mais aflorada. Explico: quando se tem mediunidade, é possível sentir e perceber o plano espiritual mais claramente, com a identificação daquilo que os Espíritos desencarnados estão sentindo e pensando. O médium é capaz de sentir até o mal-estar do Espírito, suas dores, emoções e pensamentos.
Se o indivíduo não tem este entendimento, é natural pensar que o mal-estar é seu, quando na verdade não é, mas sim do Espírito desencarnado. Não nos esqueçamos ser a casa espírita um hospital a nível físico e espiritual, sendo comum a presença de Espíritos adoecidos, tanto no aspecto físico como emocional. Caso certo Espírito esteja com fortes dores na cabeça, um encarnado médium poderá facilmente captar tais emanações fluídicas e sentir dores similares.
Com as devidas orientações, a pessoa perceberá quais sensações são suas e quais provêm dos Espíritos. Neste caso, entrará em preces, conectar-se-á com os amigos espirituais da casa e solicitará o devido amparo ao irmão desencarnado. Sendo esse ajudado, a sensação desagradável desaparece.