O que é a equipe espiritual da casa espírita?
A casa espírita, como alguns podem pensar, não é apenas uma construção no plano físico destinada à divulgação dos princípios da Doutrina Espírita e à prática de atividades de assistência espiritual aos seus frequentadores, dando-lhes consolo e esclarecimento, mas um enorme complexo espiritual com muito trabalho nos dois planos da vida, com encarnados e desencarnados. A nível espiritual, a casa espírita conta com equipes especializadas no planejamento, organização e desenvolvimento das atividades a serem desenvolvidas, tanto na matéria como na espiritualidade, num trabalho complexo e admirável. Suely Caldas Schubert ensina:
"Em razão disso, as providências e cuidados da Espiritualidade Maior são imensos quanto ao planejamento e à organização de uma instituição espírita. Já há muito sabemos que as planificações espirituais antecedem as dos encarnados, por isso se diz, comumente, quando se pensa e projeta uma obra espírita, que esta já estava edificada na espiritualidade. O que é real e verdadeiro. Os alicerces espirituais, portanto, são “levantados” bem antes, servindo de modelo para a obra que se pre- tende edificar no plano terreno."
Sabendo que o planejamento inicial para a formação de uma casa espírita encontra-se na espiritualidade, é fácil compreender que, estando ele corporificado na matéria, equipes da espiritualidade continuam a dirigi-lo, orientando e assessorando as atividades lá desenvolvidas, contando a instituição com dirigentes no plano físico e extrafísico. Na equipe espiritual, destaca-se a figura do Mentor da instituição, que muitas vezes recebe o nome da casa espírita. O Mentor acaba selando um compromisso de afinidade e carinho com a instituição e os trabalhos ali desenvolvidos. Ainda quando a casa não opta pelo nome de algum benfeitor espiritual, sempre haverá a vinculação da espiritualidade superior com os centros espíritas sérios, que buscam divulgar o Espiritismo e vivenciar a caridade em todas as suas formas. O Espírito Alexandre, em Missionários da Luz, orienta: "Todo um exército de trabalhadores do Cristo funciona em cada núcleo de vossas atividades relativas à espiritualização, convocando-vos ao sentimento iluminado, à virtude ativa, ao departamento superior da vida íntima [...]."
Assim, a equipe espiritual é formada por grande número de trabalhadores especializados em várias áreas de atividade e que o auxiliam na condução das tarefas desempenhadas. Conforme a capacidade e a necessidade de cada trabalhador, as funções são delegadas de modo a tudo funcionar adequadamente.
Importante destacar que a equipe espiritual orienta, mas não interfere nas atividades que se desenrolam no plano material, respeitando sempre o livre-arbítrio dos encarnados. Resoluções referentes à organização e ao funcionamento da casa espírita ficam ao encargo dos encarnados, que devem pautar suas ações nas orientações constantes da codificação da Doutrina Espírita e, essencialmente, no Evangelho exemplificado por Jesus.
A equipe espiritual, em percebendo que os dirigentes da casa espírita se desviam dos postulados evangélicos, adotam medidas corretivas e procuram orientá-los, tudo fazendo para salvar aquele núcleo fundado para a divulgação e a vivência do amor e da caridade. Contudo, em percebendo o completo desvirtuamento de seus diretores e trabalhadores, mesmo após inúmeras tentativas de recondução ao caminho reto, nada mais pode fazer a não ser se afastar e deixar a instituição em companhia de Espíritos imperfeitos e levianos.
Hermínio Miranda, inclusive, traz importantes orientações sobre a equipe espiritual das reuniões mediúnicas e que se aplicam perfeitamente à da instituição como um todo. Assevera que: "Os benfeitores espirituais não vão ditar um breviário de instruções minuciosas. É preciso que fique margem suficiente para a iniciativa de cada um, para o exercício do livre-arbítrio, para que tenhamos o mérito dos acertos, tanto quanto a responsabilidade pelos erros cometidos. Em suma, os Espíritos não nos tomam pela mão, mas não deixam de apontar-nos o caminho e seguir-nos amorosamente."
Percebemos, então, a importância desses amigos do plano espiritual que dedicam horas de trabalho em benefício da casa espírita, com o fim de que seja um santuário de amor e de bondade, como nos orientou Jesus. Busquemos agir em conformidade com o Evangelho e seguir as nobres e positivas inspirações da equipe espiritual da casa espírita. Oremos e vigiemos sempre!