O que é catalepsia do sono?
Também conhecida como paralisia do sono, ocorre quando sentimos o corpo físico paralisado imediatamente após despertarmos ou adormecermos. O indivíduo sente-se acordado, mas sem condições de movimentar o corpo e, até mesmo, com certa dificuldade de respirar, havendo ainda pessoas que relatam sentirem ou presenciarem alucinações, como sensação de sufocamento, sombras, imagens assustadoras e a impressão de estar sendo observado. Após alguns minutos, os movimentos vão retornando e tudo volta ao normal.
Se examinarmos pelo aspecto mais científico, seria como um temporário entorpecimento muscular, no qual o cérebro desperta, mas os músculos não. A Doutrina Espírita ensina ser tal fenômeno natural e comum, decorrente do processo de emancipação da alma. Durante o sono, para evitar que o corpo físico movimente-se durante os sonhos, acontece essa paralisia muscular, interrompendo- -se, normalmente, antes da mente despertar, razão pela qual raras vezes tem o indivíduo consciência deste fato. Entretanto, há situações em que a mente desperta antes do mecanismo de paralização cessar, quando então acontece a catalepsia ou paralisia do sono.
Estar consciente durante este processo é meio assustador, principalmente quando não se tem compreensão de o porquê de ocorrer tal fato, contudo lembremos que o nosso Espírito não permanece preso ao corpo durante o sono, emancipamos e nos libertamos parcialmente da matéria, ficando ligados pelo cordão de prata. Em determinadas situações acontece de o Espírito vivenciar experiências mar- cantes na erraticidade, as quais são acompanhadas de uma sensação de perigo, fazendo com que ele retorne imediatamente ao corpo físico como mecanismo de segurança, natural ao instinto de conservação. Nesses momentos, nossa lucidez retorna primeiro que o perispírito, ainda em viagem de regresso à matéria física, encontrando-se a pessoa consciente no período de transição entre o sono e a vigília (ou vice-versa), momento quando pode existir a paralisia do sono.
A paralisia do sono pode ser considerada uma modalidade de catalepsia – a conhecida catalepsia projetiva – diversa da catalepsia patológica, considerada doença e que inspira cuidados especiais. Sabendo ser a catalepsia do sono algo natural, não oferecendo perigo ou motivo para angústia e desespero, deve-se preservar a calma e respirar lentamente, porquanto em alguns segundos ou minutos, com o retorno completo do perispírito, o corpo retomará sua movimentação normal. De outro modo, caso se deseje interromper a paralisia mais rapidamente, pode-se tentar piscar os olhos várias vezes, fechá-los com força ou mover um dedo.