EXÚS DO FOGO
Exús do Fogo, todos são subordinados a XANGÔ. Os espíritos destas falanges costumam ser galanteadores, grande manipuladores do fogo, do carma e da justiça divina, são alguns Exús do Fogo: Exú Brasa, Exú Mangueira, Exú Meia-Noite, Exú Vulcão, Exú Corcunda, Exú do Fogo, Exú Morcego, Exú Gira-Mundo entre tantos outros.
O Exú do Fogo conta uma história interessante. Disse que através do fogo executa seus trabalhos de caridade, por ter ele, no tempo da inquisição, condenado várias pessoas para serem queimadas em fogueiras com a marca de bruxos.
E assim se passa a história, foi um jovem bem nascido, de família nobre, teve ótimos professores, uma educação esmerada, porém muito rígida pois a família era muito religiosa. Aos 16 anos o pai notou seu interesse extremo pelas artes e em contrapartida também pelo professor da mesma matéria. Com medo que isso pudesse significar algum desvio sexual, mandou-o imediatamente para o seminário.
Revoltado o rapaz, aceitou o seu destino, amargurando sempre o destino que havia sido escolhido para ele.
Na época histérica da caça as bruxas, já um pouco mais velho, tornou-se um verdadeiro carrasco da inquisição condenando a todos que caíam em seu julgamento sem a menor piedade. Forjou provas e aproveitando-se do cargo, condenou o próprio pai.
Hoje ele é considerado um bruxo e através do elemento fogo, tenta resgatar os elementos que carrega em seu carma. E vale a pena ver a habilidade deste Exú manipulando o fogo.