A TRÍADE DA UMBANDA
A tríade da Umbanda é firmada em três grandes linhas da Lei Divina em ação: os Pretos Velhos, Caboclos e Erês. Vamos começar pela base do triângulo.Essas Entidades, infelizmente, são pouco conhecidas pela maior parte, inclusive, dos filhos-de-fé, que só querem vê-las como crianças peraltas ou insubmissas. O trabalho dessas Entidades é incansável, tendo energias inesgotáveis como uma criança e sabedoria de um ancião, atuando por cima no Astra Superior, descendo vez ou outra, quando encontram uma ressonância vibratória ambiental ou mediúnica. Assim atua na atualidade a possante Corrente da Ibeijada.
As balas, doces e guaraná que esses maravilhosos mestres da espiritualidade utilizam são apenas ferramentas de trabalho que são benzidos e vibrados para nossa proteção.
Nem todo Preto Velho é preto ou velho. A forma como eles incorporam, curvados, expressa a qualidade telúrico-aquática de Pai Obaluaê e Nanã Buruquê, como já citamos acima. O peso que parecem carregar não é o fruto do cansaço, da idade avançada ou velhice, mas a ação da qualidade estabilizadora terra, desse Orixá, diante da qual todos se curvam, aquietamente e evoluem calmamente.
Nesse sentido, além da,sapiência por meio do arquétipo ancião e da figura do negro representando a humildade de todos aqueles que se curvaram forçadamente diante da escravidão, mas aqueles que não viveram como escravos, mas ainda sim vem na roupagem do Preto Velho, quem sabe em homenagem, em resistência e na quebra de paradigmas que se tem a respeito do "velho" e do "negro" numa sociedade, aonde os valores e regras são ditadas por uma elite obediente aos interesses eurocêntricos em sua raiz colonial e mais recentemente por valores do império norte-americano, povos colonizadores conhecidos por seus preconceitos étnicos e socioculturais, em especial entre negros e indígenas.
É dessa forma, assim, que as diversas de nossas Entidades referidas "Preto Velho", no grau de guias e protetores, usam a "roupagem fluídica" de um corpo astral negro, mesmo no citado plano astral e daí engajam-se a militar na corrente astral da Umbanda Sagrada.
E pra finalizar, concernente à ritualística do "Pretos Velhos", bem como outras Entidades que se manifestam originalmente na Umbanda importante expressar que o tabaco, a pólvora, as velas, incensos, charutos, as ervas e outros elementos que fazem parte dos fundamentados dessa liturgia religiosa, serve como um elo de comunicação e instrumentos indispensáveis para que esses trabalhadores da espiritualidade façam suas limpezas, curas espirituais e demandas.
Oni Ibeijada!
Okê, Okê, Caboclos!
Adorei as Almas!
Por: Alanna Souto