O QUE É EGOÍSMO?
Rodolfo Galligaris responde: “O egoísmo, ninguém o desconhece, consiste no excessivo amor ao próprio bem, sem atender ao dos outros."Quando alguém descarta seu lixo num terreno baldio longe da sua casa, ela está se livrando do lixo e dos bichos peçonhentos que dele surgem mas está jogando o problema para quem mora perto do terreno. Ela pensa em seu bem estar, mas não atende ao bem estar do seu próximo. Isto é egoísmo.
Quando alguém ouve música alta em sua casa ou na rua ela está pensando em seu bem estar e esquecendo de atender o bem estar de outras pessoas que não querem ouvir sua música. Isto é egoísmo.
Quando alguém compra, por exemplo, um celular roubado, pensando no seu bem estar financeiro, ela está esquecendo o prejuízo que alguém levou quando foi roubado ou assaltado. Sem contar que por detrás daquele celular pode estar a vida interrompida de alguém. Mas o egoísta só pensa em seu bem estar, sem pensar no bem estar de quem foi lesado. Isto é egoísmo.
Quando não nos falta comida, agasalho, um teto para morar e outros e não ajudamos quem tem menos que nós. Isto é egoísmo.
Quando alguém vota num político porque ele fez algum favor a ele ou a alguém de sua família ele está pensando em seu bem estar, sem pensar no bem estar do povo. Porque político não é empregado dele ou da família dele, ele é empregado do povo. Ele deve fazer benefícios para todos e não em forma de interesse pessoal. Então, o político é egoísta, porque pensa apenas em se eleger para se beneficiar sem ter interesse em beneficiar o povo e, quem vota nele por interesse próprio, é egoísta porque pensa em seu bem estar sem pensar no bem estar do restante do povo.
Por isso os espíritos disseram que: "Entre os vícios o que podemos considerar o mais radical é o egoísmo. Dele se deriva todo o mal. Ele está ligado à inferioridade dos Espíritos encarnados na Terra e só se enfraquecerá com a predominância da vida moral sobre a vida material. E o orgulho anda de mãos dada com o egoísmo porque ele não deixa que enxerguemos que somos egoístas."
Quando entendermos que só é nosso aquilo que levarmos após a desencarnação, mas prestaremos contas do uso que fizermos deles e que, ao vivenciarmos o ensinamento do Cristo que diz para "fazermos ao próximo o que queremos que ele nos faça", estaremos nos livrando do egoísmo. Porque não acharemos que "as coisas" são nossas e pensaremos antes de falar ou agir pois, aquilo que não quisermos para nós ou para nossos entes queridos não faremos ao nosso próximo. Pensemos nisso!
Texto de Rudymara