sexta-feira, 20 de outubro de 2017

REVIDAR OU PERDOAR?

"SE REVIDAS O MAL ÉS IGUAL O OFENSOR." - Joanna de Ângelis 
Um jovem de 19 anos matou quatro pessoas atropeladas na rodovia Geraldo Scavone (SP-66), que liga Jacareí a São José dos Campos (07/09/2017). Ele foi preso e vai responder em liberdade pelo crime de homicídio com dolo eventual, quando a pessoa assume o risco de matar. Nove homens foram detidos pela Polícia Militar na noite desta segunda-feira (11) próximo à casa do rapaz. A polícia informou que um grupo de aproximadamente 20 pessoas, em 15 motos, foi até a casa da família do rapaz que atropelou por volta de 20h, com pedaços de pau, pedras, latas de spray e garrafa com combustível.
Mais de 30 ligações foram recebidas pela central da PM alertando sobre a tentativa do grupo de entrar na casa. A polícia foi até o local e algumas pessoas fugiram. Nove homens foram abordados e oito motos apreendidas.
Vamos colocar aqui a visão espírita do fato?
O jovem está sendo investigado e tem suas responsabilidades sobre a morte dessas pessoas. Mas, o que geralmente esquecemos de observar é a atitude das pessoas que tentam, numa situação como essa, a fazer justiça com as próprias mãos. Será que vale a pena revidar o mal com o mal? Quem age com violência não está cometendo o mesmo crime do ofensor? Sim. Como disse Joanna de Angelis "Se revidas o mal és igual o ofensor." A Justiça divina irá julgar da mesma forma. Pois a lei divina pede para perdoar ou, no mínimo, relevar. Quem deve dar a sentença é a lei dos homens, mesmo que essa seja injusta e, mais tarde a lei de Deus. Uma reação violenta pode causar decênios de sofrimento para consertar o estrago. No livro Ação e Reação, de André Luiz, cap. IX, diz Silas, um médico dedicado da espiritualidade: “A ação do mal pode ser rápida, mas ninguém sabe quanto tempo exigirá o serviço da reação, é indispensável ao restabelecimento da harmonia soberana da vida, quebrada por nossas atitudes contrárias ao bem . . .”
Então, pensemos muitas vezes antes de agir ou reagir.


Rudymara